Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/18038
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKampff, Adriana Justin Cerveira-
dc.contributor.authorCastro, Thomas Selau de-
dc.date.accessioned2021-08-21T12:08:57Z-
dc.date.available2021-08-21T12:08:57Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/18038-
dc.description.abstractIntrodução: A Educação do século XXI trouxe aos docentes de História um conjunto de desafios que precisam ser superados. As tecnologias digitais, quando utilizadas enquanto recursos pedagógicos, podem colaborar nesta tarefa. A Realidade Aumentada, tecnologia digital que possibilita projeção de objetos digitais em ambientes reais, apresenta-se como potencial recurso pedagógico a partir da integração de elementos lúdicos, interativos e tecnológicos às práticas de ensino de História. Objetivo: Identificar as potencialidades, os desafios e as limitações da utilização de Realidade Aumentada enquanto recurso pedagógico, a partir das perspectivas e das experiências de graduandos e graduados em História. Metodologia: Pesquisa Participante, qualitativa, integrada ao grupo de metodologias de pesquisa ativas. Orientada pela relação entre concepções teóricas já estabelecidas e perspectivas e relatos de experiências dos concluintes do curso de extensão comunitária denominado “Ensino de História: Realidade Aumentada enquanto recurso pedagógico”, o qual se constitui como ambiente para coleta de dados a partir de questionários aplicados enquanto atividades avaliativas do próprio curso. Resultados: Os participantes apresentaram posicionamento positivo para com o uso de Realidade Aumentada em suas práticas pedagógicas, demonstrando diferentes possibilidade de uso dessa tecnologia digital no ensino de História. Conclusões: A Realidade Aumentada se constitui como tecnologia digital que potencializa o ensino de História, ainda que existam limitações técnicas e pedagógicas a serem enfrentadas pelos docentes e pelos demais usuários. Orienta-se a continuidade das investigações acerca das potencialidades desta tecnologia enquanto recurso pedagógico para ensino de História e dos impactos e dos resultados de aprendizagem obtidos pelos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Education in the 21st century has brought challenges to History teachers that need to be overcome. Digital technologies, when used as pedagogical resources, can collaborate in this task. Augmented Reality (AR) is a digital technology that projects digital objects in real environments. AR may be considered a potential pedagogical resource that integrates playful, interactive, and technological elements in History teaching. Objective: We aim to identify potentialities, challenges, and limitations of using Augmented Reality as a pedagogical resource, based on perspectives and experiences of graduate students and professionals in History teaching. Methodology: We use Participatory Qualitative Research along with Action Research methods to analyze data collected from experience reports written for the extension course entitled “History Teaching: Augmented Reality as pedagogical resource”, relating them to the theoretical conceptions established. Data were collected from questionnaires applied to the participants as the course’s evaluative activities. Results: The participants demonstrated a positive attitude towards the use of Augmented Reality in their pedagogical practices, presenting different possibilities of use of this digital technology in History teaching. Conclusions: Augmented Reality is a digital technology that enhances History teaching, even though there are technical and pedagogical limitations to be faced by teachers and other users. It is pertinent to continue investigating AR’s potential as a pedagogical resource for History teaching, its impacts and students learning outcomes.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectHISTÓRIA - ENSINOpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DIGITALpt_BR
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleEnsino de história: realidade aumentada enquanto recurso pedagógicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DIS_THOMAS_SELAU_DE_CASTRO_COMPLETO.pdfTexto completo24,29 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.