Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17915
Tipo: doctoralThesis
Título: “Angola” como conceito: uma análise da obra História geral das guerras angolanas de Oliveira de Cadornega (século XVII)
Autor(es): Weber, Priscila Maria
Orientador: Paredes, Marçal de Menezes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: ANGOLA - HISTÓRIA
Resumo: O presente trabalho de pesquisa analisa o sentido da escrita dos manuscritos da obra História Geral das Guerras Angolanas cuja autoria é do português, cristão-novo e degredado António de Oliveira de Cadornega. Para tanto, consideramos a obra de Oliveira de Cadornega entre texto e contexto, e problematizamos “Angola” enquanto um conceito, com todas as pluralidades e ambiguidades que isso acarreta. Na primeira parte desse trabalho priorizamos as experiências de escrita do autor, ou os contextos desde o embarque de Cadornega em Lisboa, até sua chegada em Angola, bem como seu estabelecimento e inserção no mercadejo de escravaria e elite local. A segunda parte desse trabalho observa as diversas versões dos manuscritos da HGGA que se tem notícia e cuja autoria é ou foi atrelada a Cadornega, e compõem atualmente o acervo de instituições como a Bibliothèque Nationale de France, a British Library, a Academia das Ciências de Lisboa, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Biblioteca Pública de Évora. Na terceira e última parte desse trabalho debruçamo-nos em analisar o texto de Oliveira de Cadornega e o visibilizamos como um historiador, compreendendo as suas ambiguidades, palavras-chave, repetições, tons e estilos. As três partes desse trabalho estão divididas em dezessete capítulos, e consideram que a obra de Oliveira de Cadornega foi escrita e dedicada a D. Pedro II em função das relações que o autor possuía com a Casa dinástica dos Braganças, mas principalmente por Cadornega ser um cristão-novo que necessitava manter-se apartado da inquisição em um momento de substituição do oficialato nas colônias. Para Cadornega permanecer em “Angola” era uma questão de sobrevivência.
This PhD thesis analyse the writing of the manuscripts Historia Geral das Guerras Angolanas (HGGA) by the exiled Portuguese, new-Christian Antonio Oliveira de Cadornega. Thus, we assay Cadornega’s work between text and context, exploring his many and ambiguous “Angolas”, that are at the same time Portuguese, Bragantine, Flemish, exiled, enslaved and sobas. In the first part of the thesis we highlight the author’s experience as a writer since his departure from Lisbon until his arrival in Angola, his participation in the slave markets and the building of his networks with the local elites. The second part assesses the many different manuscripts of the HGGA in which the authorship was attributed to Cadornega and that form the current collection of some Institutions such as the National Library of France, the British Library, the Lisbon Science Academy, National Library of Portugal and the Public Library of Évora. In the last part we analyse the writing itself of Cadornega’s work: its ambiguities, keywords, concepts, repetitions, and style. The three parts of the thesis are composed by seventeen chapters and as a general perception considers that the Cadornega’s work was dedicated to the king Pedro II of Portugal given the author’s links with the dynastic house of Braganza, but mainly given the fact the Cadornega, being a new-Christian, was constantly in need to keep himself away from the Portuguese Inquisition in a time of political and administrative changes in the Portuguese African colonies. For him, staying in “Angola” was a matter of survival.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17915
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