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dc.contributor.advisorSantos, Bettina Steren dos
dc.contributor.authorAndrade, Larissa Liss Cardoso de
dc.date.accessioned2021-07-15T12:11:57Z-
dc.date.available2021-07-15T12:11:57Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/17515-
dc.description.abstractEm uma sociedade conectada e inundada de informação, faz-se necessário pensar o desenvolvimento da autonomia em seus aspectos moral e intelectual. Portanto, ofertar acesso às tecnologias digitais não é o suficiente, é preciso indagar de que forma esse acesso pode proporcionar o desenvolvimento da autonomia. Esta pesquisa tem por objetivo geral estabelecer relação entre um projeto educativo inovador mediado por tecnologias digitais e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes de uma escola municipal de Viamão (RS), especialmente a autonomia intelectual e a autonomia moral. A fundamentação teórica está baseada no desenvolvimento moral de Piaget (1994) e no estudo do uso de tecnologias digitais na educação escolar, destacando-se Papert (1985, 1994). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso (YIN, 1994). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (FLICK, 2013) com 6 sujeitos, sendo cinco membros da equipe escolar e um ex-funcionário da empresa parceiraexecutora do projeto inovador na escola. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Como resultados, foram identificadas duas categorias de análise a priori, "Projeto VIDA" e "Desenvolvimento da Autonomia". A primeira categoria descreve o funcionamento do projeto, enquanto a segunda aborda as potencialidades e lacunas do projeto quanto ao desenvolvimento da autonomia moral e intelectual dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractIn a society that is connected and flooded with information, it is necessary to think about moral and intellectual autonomy development. Hence, offering access to digital technologies is not enough. One must ask in what ways this access can forster the development of autonomy. The objective of this research is to investigate the relationship between an innovative educational project mediated by digital technologies and the development of students' autonomy in a municipal school in Viamão (RS), particularly with regard to intellectual and moral autonomy. At this study's theoretical foundations lie Piaget's moral development (1984) and the study of uses of digital technologies in school education, notably Papert (1985, 1994). This is a qualitative piece of research based on case studies (YIN, 1994). The data were collected through semistructured interviews (FLICK, 2013) with 6 subjects -- 5 members of the school team and one former staffer of the company responsible for implementing the innovative project at the school. The data were analyzed through textual discourse analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011). Two a priori categories of analysis were identified, "Project VIDA" and "Development of autonomy". The first category describes how the project worked, while the second discusses the project's potential and gaps with respect to the development of student's moral and intellectual autonomy.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectAUTONOMIA (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DIGITALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.titleO desenvolvimento da autonomia dos estudantes no contexto de um projeto inovador mediado por tecnologia digital na escolapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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