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dc.contributor.advisorSantos, Ana Clarissa Matte Zanardo dos
dc.contributor.authorBragagnolo, Letícia Mattiuz
dc.date.accessioned2021-06-26T12:10:28Z-
dc.date.available2021-06-26T12:10:28Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/17405-
dc.description.abstractNa sociedade atual, ações e comportamentos tomados por organizações estão sempre sendo observados. Nesse sentido, é comum o encontro de informações referentes a comportamentos organizacionais que favorecem o debate acerca da intenção por parte da organização, considerando-se a perspectiva relacionada à visão ética-social. São escândalos envolvendo imprudência, imperícia, negligência, omissão, corrupção, entre outros movimentos questionáveis. Esses comportamentos que visam o benefício próprio, seja da organização, seja da gestão desta organização, ao invés de promover o bem-estar da sociedade é o que se conhece na literatura como Irresponsabilidade Social Corporativa. Embora seja um constructo de extrema importância, cujo debate é latente e necessário, ainda é pouco explorado quando comparado com os estudos de Responsabilidade Social Corporativa. Contudo, mais do que olhar para a organização por si só, há o outro lado desse contínuo, a sociedade. É na sociedade que encontramos os verdadeiros impactos das ações de irresponsabilidade social de uma organização. Por fim, é também nessa sociedade e nos impactados diretos e indiretos que os efeitos emocionais e, consequentemente, os comportamentos de resposta ganham vida. O modelo da Tríade da Hostilidade traz luz a essas emoções e comportamentos de resposta desencadeados nos observadores de uma ação de irresponsabilidade social corporativa, todavia, analisa o efeito do fenômeno de forma isolada, não considerando aspectos do contexto, como uma ação e irresponsabilidade social corporativa prévia, já praticada pela organização.Diante deste cenário, percebeu-se a necessidade de contribuir com a literatura já existente acerca do constructo de irresponsabilidade social corporativa, por meio da produção de conteúdo científico que analisasse não só a organização, mas também os impactos emocionais e os comportamentos de respostas do observador. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo compreender como os elementos da Tríade da Hostilidade são despertados e influenciam os comportamentos de resposta do observador em um cenário no qual já houve uma ação de irresponsabilidade social corporativa prévia. Para compreensão deste fenômeno, este trabalho utilizou como campo de estudo o caso do rompimento da barragem de rejeitos de minérios da Vale, na cidade de Brumadinho, ocorrida em janeiro de 2019, uma vez que já havia ocorrido um comportamento semelhante pela organização na cidade de Mariana, pouco mais de 3 anos antes. Para uma melhor compreensão do problema, foi utilizada uma abordagem de natureza qualitativa exploratória, com a análise de dados secundários, obtidos por meio da análise documental, e com entrevistas de validação dos achados com especialistas. Como parte dos resultados encontrados, foi possível identificar os elementos que influenciam na avaliação do observador, bem como as emoções despertadas no observador da ação, além daquelas contidas na Tríade da Hostilidade. Como contribuição, este trabalho desenvolveu um modelo esquemático que relaciona os fatores antecedentes ao ato de irresponsabilidade social corporativa, uma série de elementos influenciadores da avaliação e julgamento do observador, as emoções despertadas neste observador e seus comportamentos de resposta.pt_BR
dc.description.abstractIn today's society, actions and behaviors taken by organizations are always being observed. In this sense, it is common to find information related to organizational behaviors that favor the debate about the intention on the part of the organization, considering the perspective related to the ethical-social view. These are scandals involving recklessness, malpractice, neglect, omission, corruption, among other questionable movements. These behaviors that aim to benefit themselves, whether from the organization or the board of this organization, instead of promoting the well-being of society are known in the literature as Corporate Social Irresponsibility. Although it is an extremely important construct, whose debate is latent and necessary, it is still little explored when compared to studies of Corporate Social Responsibility. However, more than looking at the organization itself, there is the other side of this continuum, the society. It is in society that we find the true impacts of an organization's social irresponsibility actions. Finally, it is also in this society and in the direct and indirect impacted ones that the emotional effects and, consequently, the response behaviors come to life. The Hostility Triad model sheds light on these emotions and response behaviors triggered by observers of an action of corporate social irresponsibility, however, it analyzes the effect of the phenomenon in isolation, without considering aspects of the context, such as corporate action and social irresponsibility prior, already practiced by the organization. In view of this scenario, the need to contribute to the existing literature on the construct of corporate social irresponsibility was realized, through the production of scientific content that analyzed not only the organization, but also the emotional impacts and behaviors of the observer's responses.Thus, this research aims to understand how the elements of the Hostility Triad are originated and influence the response behaviors of the observer in a scenario in which there has already been a previous corporate social irresponsibility action. To understand this phenomenon, this work used as a field of study the case of the rupture of Vale's ore tailings dam, in the city of Brumadinho, which occurred in January 2019, since a similar behavior had already occurred by the organization in the city of Mariana, 3 years earlier. For a better understanding of the problem, an exploratory qualitative approach was used, with the analysis of a series of secondary data, obtained through documentary analysis, and with interviews to validate the findings with specialists. As part of the results found, it was possible to identify which elements influence the observer's assessment and which emotions, in addition to those contained in the Hostility Triad, are aroused in the action observer. As a contribution, this work developed a schematic model that relates the factors prior to the act of corporate social irresponsibility, a series of elements that influence the observer's assessment and judgment, the emotions aroused in this observer and their response behaviors.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectRESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESASpt_BR
dc.subjectDESASTRES ECOLÓGICOSpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.titleAs influências dos antecedentes de irresponsabilidade social corporativa e as ações passadas nas emoções e no comportamento de resposta da tríade da hostilidade: o caso de Brumadinhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Negóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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