Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/17349
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWainberg, Jacques Alkalai
dc.date.accessioned2021-06-18T12:12:56Z-
dc.date.available2021-06-18T12:12:56Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/17349-
dc.description.abstractO humor é parte da natureza humana. A busca através da história pela compreensão da sua origem e seus efeitos demonstrou a capacidade do humor de promover alívio momentâneo ou canalizar a energia em sentido prático (MORREALL, 2009; SALIBA, 2018). Não é à toa que a comédia tem sido aplicada como estratégia com efeitos políticos há um bom tempo (BAKHTIN, 1993). Nos meios de comunicação, formatos de programação que exploram e discutem assuntos políticos por um viés cômico são recorrentes e fazem parte do modo discursivo que Young e Gray (2015) intitularam de “entretenimento político”. Neste estudo, o texto humorístico do formato recebeu atenção. Buscou-se identificar e compreender as características das piadas desse formato em sua manifestação no ambiente midiático contemporâneo brasileiro e estadunidense, analisando três exemplos: Full Frontal with Samantha Bee, The Late Show with Stephen Colbert e Greg News com Gregório Duvivier. Os resultados demonstram a compatibilidade do texto humorístico do entretenimento político com o formato da piada e revelam seus mecanismos provocadores do riso, seus alvos e sua relação com o contexto político do período. Ao final, foi possível expandir a compreensão a respeito do entretenimento político e do humor no seu uso como estratégia de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractHumor is part of the human nature. The quest, throughout history, to understand its origins and effects demonstrated humor’s ability to promote momentary relief or channel energy into practice (MORREALL, 2009; SALIBA, 2018). It doesn’t come as a surprise that comedy has been applied as strategy with political effect for a long time (BAKHTIN, 1993). On media, programming that explores and discussess political affairs through a comedic outlook are recurrent and make up the discursive mode named by Young and Gray (2015) as “political entertainment”. In this study, the format’s humorous text received attention. We set to identify and comprehend the political entertainment jokes’ characteristics and its manifestation in the current media environment, both in Brazil and the U.S, through three examples: Full Frontal with Samantha Bee, The Late Show with Stephen Colbert e Greg News com Gregório Duvivier. The results show a consistency between the political entertainment’s humorous text and the joke format, and unviel its laugh-provoking mechanisms, targets and its relation to the political context of said period. Ultimately, it was possible to expand the understanding about political entertainment and humor in its use as a communication strategy.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPOLÍTICApt_BR
dc.subjectENTRETENIMENTOpt_BR
dc.subjectHUMORpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleLevando a piada a sério: o texto humorístico do entretenimento políticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000499949-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,76 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.