Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17330
Tipo: masterThesis
Título: "Until the great suffering, it is all guesswork": David Hare, Oscar Wilde e a história bíblica em The Judas Kiss
Autor(es): Almeida, Maria Schwertner Gomes de
Orientador: Theobald, Pedro
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: INTERTEXTUALIDADE
TEORIA LITERÁRIA
Resumo: Este estudo analisa o drama The Judas Kiss (1998), escrito pelo britânico David Hare, que contempla duas situações decisivas da vida do escritor Oscar Wilde: os momentos imediatamente anteriores à prisão e ao abandono por Lord Alfred Douglas. Ao associar aspectos estilísticos e temáticos da peça com textos bíblicos, com a obra de Wilde e suas biografias, encontra semelhanças e contrastes entre as representações abarcadas em dois séculos da história; estabelece ligações intertextuais que fornecem ainda interpretações sobre a peça contemporânea, apontando funções políticas e sociais que essas figuras expõem umas às outras. Com auxílio principalmente do trabalho reunido por Robert Alter e Frank Kermode para interpretação da Bíblia no âmbito literário, dos textos de Ellis Hanson e Richard Ellmann sobre a vida e obra de Wilde, e da análise de Scott Fraser do trabalho de Hare, assim como do volume de Ben Wilson sobre a formação dos valores vitorianos, associa os dois protagonistas da peça teatral aos referentes bíblicos e ressalta os significados expressos por essa associação nas diferentes literaturas abarcadas. Nesse contexto, as imagens utilizadas na peça, como o pão, a água, as ervas, o pescador e o amanhecer, são associadas à sua representatividade na Bíblia e no conjunto da obra de Wilde. Ainda, o presente estudo ampara a referencialidade de Wilde como Cristo na sua própria obra e na recorrente comparação posterior à sua morte, assim como em aspectos da própria biografia.
This study analyzes the drama The Judas Kiss (1998), written by the British David Hare, which contemplates two decisive situations in the life of the writer Oscar Wilde: the moments immediately before his arrest and his abandonment by Lord Alfred Douglas. By connecting stylistic and thematic features of the play with biblical texts, with Wilde’s work and his biographies, it detects similarities and distinctions between the representations encompassed in two centuries of history; it establishes intertextual connections that provide further interpretations of the contemporary play, while pointing out political and social functions that these figures expose of each other. Making use mainly of the work gathered by Robert Alter and Frank Kermode for biblical interpretation within the literary scope, the texts of Ellis Hanson and Richard Ellmann on the life and works of Wilde, and Scott Fraser’s analysis of Hare’s work, as well as Ben Wilson’s volume on the formation of Victorian values, it associates both protagonists of the theater play to the biblical referents and highlights the meanings expressed by this association in the different kinds of literature covered. In this context, the images used in the play, like bread, water, herbs, the fisherman and the dawn, are associated with their representativity in the Bible and in the collection of Wilde’s work. Furthermore, the present study supports Wilde’s referentiality as Christ in his own work and in the recurrent comparison after his death, as well as in aspects of his biography itself.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17330
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000499901-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,44 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.