Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17320
Tipo: masterThesis
Título: Mediações tecnológicas no cinema brasileiro de animação: um estudo sobre transformações nos processos de produção e nas dinâmicas do mercado
Autor(es): Pandolfi, Fabiano Leandro
Orientador: Silva, João Guilherme Barone Reis e
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: CINEMA - BRASIL
ANIMAÇÃO (CINEMATOGRAFIA)
DESENHO ANIMADO
FILMES DE ANIMAÇÃO
CINEMA
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre os possíveis efeitos das mediações tecnológicas digitais no cinema brasileiro de animação, recortando transformações no mercado de trabalho, com impactos nos modelos de produção, bem como os desdobramentos ocasionados nas dinâmicas entre seus agentes e estruturas. Os questionamentos que permeiam este estudo partiram de observações empíricas do campo, cujas evidências levaram a constatação de que as mesmas tecnologias de conectividade que aceleraram e otimizaram as produções nos primeiros vinte anos do século XXI, passaram a servir também como condutoras da evasão dos profissionais dos estúdios brasileiros. Surge, entretanto, um novo cenário, no qual, para além dos profissionais que decidem morar no exterior para trabalhar localmente nos estúdios, está a possibilidade de dispensar a necessidade do deslocamento físico, num movimento que pode ser entendido como um tipo de êxodo digital. A fim de escrutinar esta indústria de animação contemporânea e conectada, optou-se por uma investigação qualitativa de caráter exploratório, com uma abordagem multimetodológica, utilizando como técnicas de obtenção de dados a observação empírica, o levantamento bibliográfico, a análise documental, a coleta de informações, através de questionários e de depoimentos por entrevistas semiestruturadas.O conceito de mediações tecnológicas, que sustenta essa abordagem, foi desenvolvido com base no pensamento original de Harold Innis (2008), no qual as tecnologias de comunicação e suas formas de uso são definidoras de determinados comportamentos e práticas culturais (com interseções sociais e econômicas), de uma sociedade ou civilização. As referências teóricas adotadas incluem autores que tratam das novas economias em rede, como Manuel Castells, Mark Deuze e Fréderic Martel, bem como textos de profissionais com atuação no mercado de animação, como Ed Catmull e Alberto Lucena Jr. Os resultados da pesquisa contribuem para ampliar o conhecimento sobre o perfil do profissional de animação brasileiro, formado basicamente por jovens conectados digitalmente, que embora desejem trabalhar em produções nacionais, acabam oferecendo sua força de trabalho internacionalmente, devido principalmente às condições adversas encontradas nas estruturas de produção de animação brasileira.
This dissertation2 presents a study on the possible effects of the digital technological mediations in Brazilian animation cinema, cutting out transformations in the labor market, with impacts on production models, as well as the consequences caused by the dynamics between its agents and structures. The questions that permeate this study came from empirical observations in the field, whose evidence led to the observation that the same connectivity technologies that accelerated and optimized productions in the first twenty years of the 21st century, also began to serve as drivers of the evasion of professionals from Brazilian studios. However, a new scenario arises, in which, in addition to the professionals who decide to live abroad to work locally in the studios, there is the possibility of dispensing with the need for physical displacement, in a movement that can be understood as a type of digital exodus. In order to scrutinize this contemporary and connected animation industry, it was opted for a qualitative investigation of an exploratory nature, with a multimethodological approach, using empirical observation, bibliographical survey, document analysis, data collection as data collection techniques, information, through questionnaires and testimonies through semi-structured interviews.The concept of technological mediations, which supports this approach, was developed based on the original thought of Harold Innis (2008), in which communication technologies and their forms of use are definers of certain cultural behaviors and practices (with social and economic intersections), of a society or civilization. The theoretical references adopted include authors dealing with new networked economies, such as Manuel Castells, Mark Deuze and Fréderic Martel, as well as texts by professionals working in the animation market, such as Ed Catmull and Alberto Lucena Jr. The research results contribute to expand knowledge about the profile of the Brazilian animation professional, formed basically by young people digitally connected, who although they wish to work in national productions, end up offering their workforce internationally, mainly due to the adverse conditions found in the structures of Brazilian animation production.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17320
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