Resumo: | O presente trabalho discute sobre as franquias de mídia, prática cada vez mais relevante para o cinema contemporâneo. Como principal objetivo, busca-se compreender como se caracterizam os aspectos narrativos das franquias cinematográficas de maior sucesso dos mercados global e brasileiro, respectivamente, o “Universo Cinematográfico da Marvel” (MCU) e “Minha Mãe É Uma Peça”. Para isto, o trabalho apresenta conceitos de franquia e de narrativa, contextualiza a sua relação com o cinema, faz uma descrição geral do MCU e de “Minha Mãe É Uma Peça”, e realiza uma análise de macro-narrativa, criada pela autora. Os principais resultados evidenciaram que as franquias global e brasileira apresentam diferentes patamares de complexidade de estrutura narrativa, com o MCU voltado à construção de um universo, e “Minha Mãe É Uma Peça” focada no desenvolvimento de uma personagem específica. Porém, ambas demonstraram que o formato apresenta grande potencial para atingir sucesso de público e bilheteria, nos mercados global e nacional. This research discusses media franchises, which are becoming increasingly relevant for contemporary cinema. The main objective is to perceive what are the narrative features of the most successful film franchises in the global and Brazilian markets: “Marvel Cinematic Universe” (MCU) and “Minha Mãe É Uma Peça”, respectively. Therefore, the study conceptualizes franchise and narrative, contextualizes these practices in the cinema field, describes the general aspects of the MCU and “Minha Mãe É Uma Peça”, and performs a macro-narrative analysis, a method created by the author. The main results demonstrated that the franchises have different levels of complexity in the narrative structure, with the MCU focusing on worldbuilding, and “Minha Mãe É Uma Peça” on the development of one specific character. However, both franchises evidenced that the format has great potential to achieve success, reaching big audiences and high box office grosses, in the global and Brazilian cinema markets. |