Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17192
Tipo: masterThesis
Título: Possibilidades para pensar os fenômenos do mal-estar e bem-estar docente em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre
Autor(es): Nascimento, Fernanda Silva do
Orientador: Santos, Bettina Steren dos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: PROFESSORES - ASPECTOS SOCIAIS
BEM-ESTAR PESSOAL
PROFESSORES E ALUNOS
EDUCAÇÃO
Resumo: O mal-estar docente é um fenômeno cada vez mais presente no país e nos diferentes contextos escolares. Tornou-se objeto de pesquisa, especialmente, entre a década de 70 e 80. A natureza de seus fatores e indicadores fazem da temática uma questão bastante complexa, das quais diferentes áreas podem contribuir na reflexão sobre suas causas e possibilidades de enfrentamento. Dessa forma, este estudo se justifica tendo em vista a necessidade de pensar acerca dos fatores e estratégias em potencial para prevenção do mal-estar e promoção do bem-estar docente. Esta dissertação buscou verificar e analisar os fenômenos “mal-estar e bem-estar docente” em uma escola da Rede Estadual de Ensino localizada na cidade de Porto Alegre. O percurso metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, baseada no estudo de caso e realizada através de entrevistas semiestruturadas com seis docentes. Para análise, foram utilizados os pressupostos da Análise de Conteúdo, Categorial e Temática, conforme Bardin (2004).[. ] Com isso, evidencia-se que o autoconhecimento docente transbordou na relação com os fenômenos que estiveram inicialmente no cerne desse estudo. As relações interpessoais se destacaram e contribuem no desenvolvimento do autoconceito, a partir da noção de autoestima e autoimagem que é tão subjetiva quanto coletiva, assim como a motivação, autovalorização, autoconfiança, perspectivas e inspirações. Estes são elementos que colaboram juntamente com a resiliência no enfrentamento dos desafios e da autorrealização. São inúmeras as possíveis considerações, entretanto, evidencia-se a importância do desenvolvimento de práticas de autoconhecimento na trajetória do corpo docente e, assim, brotam possibilidades para o bem-estar e o fortalecimento de uma comunidade educativa produtiva, saudável, criativa, sensível e potente afirmando o potencial da auto/eco/co/trans/formação.
Teacher malaise is a phenomenon increasingly present in Brazil in different school contexts. It became focus of many researches especially between the 70's and 80's. The nature of its factors and indicators makes the theme a very complex issue, in which different areas can contribute to the reflection on its causes and possibilities of confrontation. Therefore, this study is justified in the need to think about factors and potential strategies for the prevention of teacher malaise and the promotion of well-being. This dissertation sought to verify and analyze the phenomena "teachers' malaise and well-being" in a school of the State Educational System located in the city of Porto Alegre. The methodological approach consisted of a qualitative, exploratory research, based on a case study and itwas carriedcarried out through semi-structured interviews with six teachers. The Content, Categorical and Thematic Analysis were used according to Bardin (2004) to conduct the process of analysis.[. ] The measures and reactions show that as the situations and the intra-interpersonal aspects are energized, they end up contributing to the teachers' uneasiness or boosting their well-being in a feedback relationship. Thus, it is evident that the self-knowledge of teachers overflowed in relation to the phenomena that were initially at the core of this study. Interpersonal relationships stood out and contribute to the development of self-concept, from the notion of self-esteem and self-image that is as subjective as it is collective, as well as motivation, self-worth, self-confidence, perspectives and inspirations. These are elements that collaborate together with resilience in facing challenges and self-actualization. There are countless possible considerations, however, it is evident the importance of the development of self-knowledge practices in the trajectory of the teaching staff and, thus, possibilities for the well-being and strengthening of a productive, healthy, creative, sensitive and powerful educational community, affirming the potential of self/eco/co/transformation.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17192
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000499741-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,07 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.