Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16894
Tipo: doctoralThesis
Título: A fotografia de Otto Stupakoff: das páginas das revistas aos museus
Autor(es): Silva, Paula Rafaela da
Orientador: Monteiro, Charles
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: FOTOGRAFIA - HISTÓRIA
MODA - HISTÓRIA
HISTÓRIA
Resumen: Esta tese dedicou-se a problematizar e refletir a trajetória de Otto Stupakoff (1935-2009) e de sua fotografia de moda em busca de reconhecimento institucional. A partir da fotografia de Otto Stupakoff, buscou-se compreender os agentes, instituições e dinâmicas que levaram a fotografia de moda a adentrarem os museus. Como fontes principais deste estudo estão as revistas de moda que o fotógrafo publicou, os livros dedicados à sua obra e a análise do material do fotógrafo depositados nos acervos do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, Museu de Arte de São Paulo e Instituto Moreira Salles. Em diálogo com a bibliografia sobre a história da moda, história da fotografia, problematiza-se ao longo da pesquisa as escolhas técnicas e temáticas da fotografia de Otto Stupakoff e a sua linguagem fotográfica autoral a partir de sua experiência em grandes revistas de moda entre os anos 1960 e 1970, especialmente, na ’ B z . Em paralelo, a esta atuação na imprensa em que desenvolveu uma fotografia autoral, Stupakoff buscou exibir sua obra em exposições de galerias e museus. Compreende-se que a institucionalização da obra de Stupakoff se deu pela coerência da obra autoral produzida ao longo de sua trajetória e que suas fotografias, ao ingressarem nestas instituições museais, assumiram novos significados. Concluiu-se que a moda assume um papel de tradutora desses elementos estéticos e que Stupakoff ao se utilizar dela como ferramenta para desenvolver sua estética galgando reconhecimento afirma seu nome na história da fotografia brasileira e abre caminhos para o reconhecimento institucional da fotografia de moda de outros profissionais da área.
This s y w z h O S k ’ (1935-2009) trajectory and its fashion photography. Through the use of fashion photos, we sought to understand the agents, institutions, and dynamics that led fashion photography to enter museums. The main sources for the study were fashion magazines that were published by him, the books dedicated to his work, and the material displayed in the Museum of Modern Art in New York, the Museum of Art in São Paulo, Moreira Salles Institute. In dialogue with the bibliography on the history of fashion, history of photography, we problematized the technical and thematic choices of photography by Otto Stupakoff and his authorial photographic language from his experience in major fashion magazines among the 1960s and 1970s, especially at the American Harper's Bazaar. In parallel to this performance in the press, in which he developed an authorial photograph, Stupakoff sought to exhibit his work in galleries and museum exhibitions. It is understood that the institutionalization of Stupakoff's work was due to the coherence of the authorial work produced throughout his trajectory and that his photographs, when entering these museum institutions, took on new meanings. It was concluded that fashion takes on a role as a translator of these aesthetic elements and that Stupakoff, when using it as a tool to develop his aesthetics, affirmed his name in the history of Brazilian photography and opens the way for the institutional recognition of fashion photography by others professionals in the field.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16894
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000498855-Texto+completo-0.pdfTexto completo7,06 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.