Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16723
Tipo: masterThesis
Título: Conteúdos negligênciados no ensino de ciências: um estudo de caso na educação básica
Autor(es): Lorenzi Filho, Luiz Alberto
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO
Resumo: A sociedade do século XXI exige dos sujeitos inseridos uma série de atributos que vão além do conhecimento científico. Nesse sentido, o ensino de ciências estando dentro de um contexto de educação escolar tem o objetivo de garantir, por meio dos conteúdos, a formação integral do sujeito por meio do trabalho com conceitos, procedimentos e atitudes. No entanto, será essa a realidade encontrada dentro das escolas? Há conteúdos importantes para serem trabalhados com os estudantes, mas que acabam sendo negligenciados pelo professor? Sendo assim a presente investigação buscou examinar se na prática pedagógica do ensino de ciências há conteúdos que os professores não costumam abordar em aula, identificando, também, possíveis causas para tal situação. A investigação, de caráter qualitativo, foi realizada em escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre – RS, enquadrando-se em um estudo de caso. Para atender ao objetivo da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados: entrevista semiestruturada partindo de uma questão confrontativa e observação direta de aulas, proposta por Yin (2005) e Flick (2009).As entrevistas foram realizadas com dez professores de ciências buscando identificar os aspectos relacionados aos conteúdos negligenciados no ensino de ciências. Além disso, foram observadas as aulas de cinco professores, a fim de verificar na prática o trabalho com os conteúdos em aula. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva descrita por Moraes e Galiazzi (2011). Da análise dos dados emergiram três categorias intituladas: I) a prática docente e os processos de ensino e de aprendizagem; II) conteúdos e os processos de ensino e de aprendizagem; e III) os conteúdos e seus impactos para a formação integral do sujeito. Cada categoria auxilia na compreensão e no debate em relação aos conteúdos negligenciados no ensino de ciências, bem como, aos motivos que levam o professor a negligenciar conteúdos, formas de evitar tal prática e aos impactos causados pelos conteúdos na formação integral dos estudantes.Sendo assim, a presente investigação pode auxiliar o professor acerca da importância de não negligenciar conteúdos necessários à formação escolar e à vida do estudante em sociedade.
The Society from the 21st century requires the individuals a series of attributes that are beyond scientific knowledge. In this regard, the science teaching, being inside a school education context has the objective to assure, through the contents, the total formation of the individual through the work with concepts, procedures, and attitudes. However, will this be the reality found inside the schools? Are there important contents to be worked with students, which end up being neglected by the teacher? Therefore this investigation seeks to verify whether, into the pedagogical practice of science teaching, there are contents which the teachers do not usually approach in class, identifying possible causes of this situation as well. The qualitative investigation was held in public schools of the metropolitan region of Porto Alegre - RS, finding itself into a case study.To respond to the objective of the research, the following were used as instruments of data collection: semi-structured interview based on a confrontational question, and class observation, proposed by Yin (2005) and Flick (2009). The interviews were conducted with ten science teachers seeking to observe the aspects related to the neglected contents in science teaching. Furthermore, the classes of five teachers were observed, in order to verify the practice of the work of the contents in class. The collected data were analyzed using the Discursive Textual Analysis described by Moraes e Galiazzi (2011). The analysis of the data emerged three categories, named: I) the teaching practice and the process of education and learning; II) contents and process of education and learning, and III) the contents and their impacts on the integral formation of the individual being.Each category assists in the comprehension and the debate of the relation of the neglected contents in science teaching, as well as the reasons that lead the teacher to neglect the contents, means to avoid such practice and the impacts caused by these contents in the integral education of the students. Therefore, the present investigation can help the teacher regarding the importance of do not neglect necessary contents in the school formation and to the student’s life into society.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16723
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000498322-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,28 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.