Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16714
Type: masterThesis
Title: O pensamento computacional e as contribuições para o estudo da álgebra no Ensino Fundamental
Author(s): Schneider, Camila
Advisor: Müller, Thaísa Jacintho
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2020
Keywords: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
ÁLGEBRA - ENSINO
INFORMÁTICA
EDUCAÇÃO
Abstract: Este volume apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o ensino de Álgebra e o Pensamento Computacional no contexto do Ensino Fundamental. A questão central da pesquisa é: Como o ensino da Álgebra pode contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental? A pesquisa teve abordagem qualitativa apoiada num estudo de caso, onde a coleta de dados foi realizada por meio de atividades produzidas pelos estudantes. Participaram deste trabalho 64 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada da cidade de Porto Alegre do estado do Rio Grande do Sul. Aplicou-se ainda um questionário com perguntas abertas, que foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que os estudantes compreendem as relações entre a Álgebra e o Pensamento Computacional, por meio das expressões algébricas e os algoritmos, e que o Pensamento Computacional contribui para um melhor entendimento da Álgebra. A pesquisa mostrou, também, que uma parte dos estudantes percebeu os quatro pilares do Pensamento Computacional (decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos) e sua relação com a Álgebra. Assim, o Pensamento Computacional nas aulas de matemática abriu a possibilidade de aulas de Álgebra diferentes. Contribuiu também para o aprendizado dos estudantes na disciplina e ainda, o Pensamento Computacional mostrou ser eficiente para desenvolver a ciência da computação no ensino básico.
The present work is a research about algebra and computational thinking in elementary school. The central research question is How can the teaching of algebra contribute to the development of computational thinking in 8th grade students. Thus, 64 students from the 8th grade of elementary school of a private school in Rio Grande do Sul participated in this study. The research had a qualitative approach and the type of research was the case study, where data collection was performed by through activities produced by the students. A questionnaire with open questions was also applied, which was analyzed through Discursive Textual Analysis (ATD). From ATD, three categories of analysis emerged. The results show that students understand the relationship between algebra and computational thinking through algebraic expressions and algorithms, and that computational thinking contributes to a better understanding of algebra. Research has also shown that some students perceive the four pillars of computational thinking as a way of relating algebra to computational thinking. Thus, computational thinking in math classes opened the possibility of different algebra classes. It also contributed to the learning of students in the subject and computational thinking proved to be efficient for developing computer science in elementary school.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16714
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000498317-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,79 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.