Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16684
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPerna, Cristina Becker Lopes
dc.contributor.authorAntunes, Aline Jéssica
dc.date.accessioned2020-08-19T12:12:23Z-
dc.date.available2020-08-19T12:12:23Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16684-
dc.description.abstractNão são novas as discussões isoladas sobre políticas de internacionalização, currículo, ensino e aprendizagem de Português como Língua Adicional, principalmente a variação brasileira, aprendizagem de línguas assistida por computadores e sobre os cursos on-line. Baseada nisto, esta pesquisa objetiva a união destes temas em um único currículo, ou seja, em um plano pedagógico que guie futuras pesquisas com os objetivos, os conteúdos e as estratégias a serem usadas como pressupostos basilares. Os estudos que fundamentam esta dissertação se concentram em temas como o ensino de pragmática (CORSETTI, 2015; BARDOVI-HARLIG, 2013; O’KEEFFE; CLANCY; ADOLPHS, 2011, COHEN, 2010; CORSETTI, 2009; KASPER; ROSE, 2002) em contextos que primem pelo ensino via aspectos sociopragmáticos e pragmalinguísticos (LEECH, 1983; THOMAS, 1983) e de atos de fala (ROLLSING, 2018; CULPEPER; HAUGH, 2014; SEARLE, 1979; AUSTIN, [1962] 1975). Ainda, são fundamentais a esta dissertação os contextos de ensino para fins acadêmicos (FERREIRA; ROLLSING, 2018; MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010; HYLAND, 2006; BIBER, 2006), de uso de tecnologias em sala de aula (OTTO, 2017; GONZÁLEZ-LLORET; ORTEGA, 2014; HEIFT; CHAPELLE, 2012; BEATTY, 2010; CHAPELLE, 2008) e de ensino de Português como Língua Adicional em sala de aula face a face ou on-line (TIMBONI, 2018; KRAEMER, 2012), além, é claro, dos conceitos que fundamentam a prática de design de currículo para a aprendizagem de línguas (NATION; MACALISTER, 2010; KNIGHT, 2004; RICHARDS, 2001).A fim de responder as questões que guiam a presente pesquisa, um questionário de análise de necessidade (cf. GONZÁLEZLLORET, 2014) foi desenvolvido e aplicado. Com este instrumento, foi possível identificar as falhas, os desejos e as necessidades de ensino, bem como os melhores métodos, sequência de conteúdos, modalidade de ensino, entre outros. Esta dissertação apresenta, portanto, como estes conceitos se unem em um só currículo de um curso online de Português Brasileiro para Fins Acadêmicos, isto é, no currículo do Portuguese360.pt_BR
dc.description.abstractIsolated discussions about internationalization policies, curriculum, teaching and learning Portuguese as an Additional Language, especially concerning the Brazilian variation, computer-assisted language learning, and online courses are certainly not new. Based on that, this research aims at presenting the union of these themes in a single curriculum, that is, in a pedagogical plan that guides future research with the objectives, contents, and strategies to be used as basic assumptions. The studies that support this thesis focus on topics such as teaching pragmatics (CORSETTI, 2015; BARDOVI-HARLIG, 2013; O'KEEFFE; CLANCY; ADOLPHS, 2011, COHEN, 2010; CORSETTI, 2009; KASPER; ROSE, 2002) in contexts that prime for teaching via sociopragmatic and pragmalinguistic aspects (LEECH, 1983; THOMAS, 1983), and speech acts (ROLLSING, 2018; CULPEPER; HAUGH, 2014; SEARLE, 1979; AUSTIN, [1962] 1975). Moreover, fundamental for this thesis are the concepts of teaching for academic purposes (FERREIRA; ROLLSING, 2018; MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010; HYLAND, 2006; BIBER, 2006), of using technologies in the classroom (OTTO, 2017; GONZÁLEZ-LLORET; ORTEGA, 2014; HEIFT; CHAPELLE, 2012; BEATTY, 2010; CHAPELLE, 2008), and of teaching Portuguese as an Additional Language in face-to-face or online classroom (TIMBONI, 2018; KRAEMER, 2012), in addition, of course, to the concepts that underlie the practice of curriculum design for language learning (NATION; MACALISTER, 2010; KNIGHT, 2004; RICHARDS, 2001).In order to answer the questions that guide this research, a need analysis questionnaire (cf. GONZÁLEZ-LLORET, 2014) was developed and applied. With this instrument, it was possible to identify lacks, desires, and teaching needs, as well as the best methods, content sequencing, teaching modality, among others. This thesis presents, therefore, how these concepts come together in a single curriculum of an online course of Brazilian Portuguese for Academic Purposes, that is, in the curriculum of Portuguese360.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPRAGMÁTICApt_BR
dc.subjectPORTUGUÊS - ENSINO - ESTUDANTES ESTRANGEIROSpt_BR
dc.subjectAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUApt_BR
dc.subjectENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADORpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.titleTeaching brazilian portuguese as an additional language for academic purposes in computer-assisted language learning: the portuguese360's curriculum designpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000498266-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,77 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.