Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16453
Tipo: masterThesis
Título: Possibilidades da comunicação organizacional: um olhar substantivo
Autor(es): Cunico, Milene Montemesso
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumo: Esta dissertação propõe possibilidades de uma comunicação organizacional direcionada para o olhar substantivo, que envolve simultaneamente as dimensões econômicas e de natureza humana, priorizando em suas ações o indivíduo. O encontro teórico é pautado em investigações das áreas do conhecimento da administração, com a abordagem da teoria das organizações substantivas (RAMOS, 1989; SERVA, 1996, 1997); das novas tendências da comunicação organizacional (NARDI, 2006; LIMA, 2008; MARCHIORI, 2009; PÉREZ & MASSONI, 2009; SCROFERNEKER, 2010, 2012; BALDISSERA, 2010; SROUR, 2012; KUNSCH, 2010, 2016; MUMBY, 2010; PERUZZO, 1999, 2017; OLIVEIRA & PAULA, 2010); da realidade social, pela perspectiva da sociologia (DEMO, 1995); e da visão transformadora apontada pela educação (FREIRE, 1977, 2009). Sendo o objeto de pesquisa, a comunicação organizacional a partir do olhar substantivo, coletaram-se os dados dos prêmios nacionais de gestão de pessoas, por meio da internet (FRAGOSO et al., 2015), e analisou-se empiricamente, através da metodologia de análise textual discursiva (MORAES & GALIAZZI, 2007), o prêmio “As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil – Você S/A e FIA”, que discursivamente apresenta como parâmetro a priorização do sujeito nas organizações. Com base nos elementos revelados na teoria e na análise empírica, foram concebidos as cinco possíveis categorias da comunicação organizacional substantiva: priorização do indivíduo, satisfação social, interesse organizacional, presença estratégica e apoio operacional.
This dissertation proposes possibilities of an organizational communication directed to the substantive look, which simultaneously involves the economic and human nature dimensions, prioritizing in their actions the individual. The theoretical meeting is based on investigations of the areas of management knowledge, with the approach of the theory of substantive organizations (RAMOS, 1989; SERVA, 1996, 1997); of the new trends in organizational communication (NARDI, 2006; LIMA, 2008; MARCHIORI, 2009; PÉREZ & MASSONI, 2009; SCROFERNEKER, 2010, 2012; BALDISSERA, 2010; SROUR, 2012; KUNSCH, 2010, 2016; MUMBY, 2010; PERUZZO , 1999, 2017; OLIVEIRA & PAULA, 2010); from social reality, from the perspective of sociology (DEMO, 1995); and the transformative vision pointed by education (FREIRE, 1977, 2009). Being the object of research, the organizational communication from the substantive look, we collected the data of the national people management awards, through the internet (FRAGOSO et al., 2015), and it was empirically analyzed through the methodology. Of discursive textual analysis (MORAES & GALIAZZI, 2007), the award “The Best Companies to Work for in Brazil - You S / A and FIA”, which discursively presents as a parameter the prioritization of the subject in organizations. Based on the elements revealed in theory and empirical analysis, the five possible categories of substantive organizational communication were conceived: prioritization of the individual, social satisfaction, organizational interest, strategic presence and operational support.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16453
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000497130-Texto+completo-0.pdfTexto completo11,97 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.