Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16447
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMüller, Lúcia Helena Alves
dc.contributor.authorVargas, Maria Amélia Vieira
dc.date.accessioned2019-12-20T12:01:25Z-
dc.date.available2019-12-20T12:01:25Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16447-
dc.description.abstractEsta dissertação trata dos efeitos da inserção das ferramentas virtuais na construção social da oferta e da procura de vagas de trabalho. Além das relações entre candidatos e contratantes, debrucei-me sobre as formas como atuam os agentes de intermediação que participam na conformação do mercado de trabalho. Sob a perspectiva da sociologia e da antropologia econômica, abordei o trabalho como uma mercadoria fictícia, que circula em um mercado real, como definiu Karl Polanyi. Na trilha da teoria do ator-rede, investiguei as interações que ocorrem nesse mercado, para além dos agentes humanos, incluindo objetos e artefatos (no caso, as tecnologias) como actantes de relações e de cálculos. Desta forma, comparei os tradicionais classificados de jornal impresso (Zero Hora) com os portais de empregos on-line (Catho e Infojobs). A pesquisa me levou a concluir que, além de se tornarem dominantes, as ferramentas virtuais de oferta e procura produzem uma maior acessibilidade tanto para quem oferece, quanto para quem busca uma vaga de trabalho, Ao mesmo tempo, apresentam novos desafios, na medida em que os filtros tecnológicos podem também levar ao desencontro dos dois principais interessados neste processo: trabalhadores e empregadores.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes the effects of the introduction of virtual tools in the social construction of supply and demand for job openings. In addition to the relations between jobseekers and employers, I looked into how the intermediary agents who participate in the shaping of labor market operate. From the perspective of economic sociology and anthropology, I approached work as a fictitious merchandise, which circulates in a real market, as defined by Karl Polanyi. By following the path of the Actor-Network Theory, I investigated the interactions occurring in this market beyond the human agents, including objects and artifacts (in this case, the technologies) as actants of relations and calculations. Thus, I compared traditional job advertisements in a printed newspaper (Zero Hora) with job search engines (Catho and Infojobs). The research led me to the conclusion that, in addition to being prevalent, supply-demand virtual tools provide a more accessible process for both those who offer and those who seek a job opportunity. At the same time, they pose new challenges, as technological filters can lead to a mismatch between the key interested parties in this process: the workers and the employers.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMERCADO DE TRABALHOpt_BR
dc.subjectANTROPOLOGIA ECONÔMICApt_BR
dc.subjectSOCIOLOGIA ECONÔMICApt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleHá vagas: estudo sobre os efeitos do uso de dispositivos virtuais de oferta e procura de emprego no mercado de trabalhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000496921-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,53 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.