Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15614
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dc.contributor.advisorLuft, Eduardo-
dc.contributor.authorPizzatto, Rosana-
dc.date.accessioned2019-10-04T12:01:51Z-
dc.date.available2019-10-04T12:01:51Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/15614-
dc.description.abstractUm dilema que emerge do sistema lógico-ontológico de Hegel, a partir do projeto proposto na Fenomenologia do Espírito – de unir a substância necessária de Espinosa ao sujeito livre de Kant – é a conciliação da liberdade individual com a determinação da razão universal (a ideia) enquanto Estado civil, ou da vontade particular com a vontade racional. Pois, de um lado, a intersubjetividade é condição de possibilidade para a conquista da liberdade no interior do Estado civil hegeliano e, de outro, a intersubjetividade desfaz a vontade particular na vontade universal concreta, superando a particularidade. Diante deste dilema, o objetivo central é buscar, na Ciência da Lógica, o processo lógico que transforma a substância em conceito, que é a passagem da necessidade para a liberdade, bem como a lógica intrínseca ao desenvolvimento do conceito e, seguidamente, acompanhar o desdobramento lógico da ideia da liberdade na realidade, como vontade livre (espírito livre) e determinante de figuras efetivas no campo jurídico que, na Filosofia do Direito, emergem como condições necessárias para a sua autodeterminação intersubjetiva. A partir destas considerações, a tese defendida será a incompatibilidade da liberdade individual com a intersubjetividade do Estado hegeliano e, consequentemente, o predomínio da liberdade espinosana sobre o sujeito livre kantiano no sistema de Hegel.pt_BR
dc.description.abstractA dilemma emerging from Hegel's logical-ontological system, from the project proposed in the Phenomenology of the Spirit - to unite the necessary substance of Spinoza to the free subject of Kant - is the reconciliation of individual freedom with the determination of universal reason (the idea), or of the particular will with the rational will. For, on the one hand, intersubjectivity is a condition of possibility for the conquest of freedom within the hegelian civil state, and on the other, intersubjectivity undoes the particular will in the concrete universal will, overcoming particularity. Faced with this dilemma, the central objective is to seek, in the Science of Logic, the logical process that transforms substance into concept, which is the passage from necessity to freedom, as well as the logic intrinsic to the development of the concept and then follow the logical unfolding of the idea of freedom in reality, as free will and determinant of effective figures in the legal field that, in the Philosophy of Right, emerge as necessary conditions for their self-determination as intersubjectivity. From these considerations, the thesis defended will be the incompatibility of individual freedom with the intersubjectivity of the Hegelian State and, consequently, the predominance of espinosana freedom over the Kantian free subject in the system.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectDIALÉTICApt_BR
dc.subjectONTOLOGIApt_BR
dc.subjectFILOSOFIA ALEMÃpt_BR
dc.titleLiberdade ou intersubjetividade: um dilema no pensamento de Hegelpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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