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dc.contributor.advisorOliveira, Joao Batista Souza deen_US
dc.contributor.authorZiesemer, Angelina de Carvalho A.en_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:42:45Z-
dc.date.available2013-08-07T18:42:45Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1532-
dc.description.abstractSistemas de mídia social como Flickr, Youtube e Picasa tornaram-se muito populares devido ao seu ambiente para compartilhamento de imagens, vídeos e suporte à atribuição de tags, avaliações e comentários. Sistemas colaborativos possuem grandes quantidades de conteúdo provido pelos usuários, os quais fornecem informações relevantes para engines de recomendação. O uso de tags também permite a clusterização e busca de conteúdo baseado em palavras-chaves. Neste trabalho foi investigado um mecanismo para recomendar tags, desenvolvendo medidas de co-ocorrência, popularidade e relevância de tags comumente usadas em itens similares e por usuários similares. Foi desenvolvido um sistema para recomendar possíveis tags relevantes baseadas na similaridade contextual de outras tags providas pelos usuários. Para o desenvolvimento do experimento, foi utilizado um dataset do Flickr para gerar recomendações e analisar o comportamento do algoritmo e as atribuições efetuadas pelos usuários participantes. Os resultados obtidos demonstraram padrões de atribuição e desempenho de acordo com o conteúdo/contexto da imagem. Utilizando a frequência de atribuição baseada no histórico de cada perfil é sugerido um novo modelo personalizado para recomendação de tags.pt_BR
dc.description.abstractSocial media systems such as Flickr, Youtube and Picasa have become very popular as they provide a collaborative environment to share photos and videos supporting tags, ratings and comments. This kind of interaction includes a lot of content provided by users, which may bring meaningful information to recommendation systems. The aggregation of tags is also a way to cluster items and provide tag-based search content. We investigate how to support tag recommendation by ranking the co-occurrence, popularity and relevance of commonly-used tags in similar items and by similar users. We developed a tag recommendation system to recommend of possibly relevant tags. We use Flickr’s dataset to analyze our algorithm’s behavior and present the results provide by the experiment. A new model using personalized recommendation was developed using the experiment results and the behavior of each user.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.subjectSISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.titleRecomendação de tags para mídia social colaborativa: da generalização à personalizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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