Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAudy, Jorge Luis Nicolasen_US
dc.contributor.authorCovatti, Andressaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:42:37Z-
dc.date.available2013-08-07T18:42:37Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1507-
dc.description.abstractA área de qualidade de software tem apresentado diversos estudos e pesquisas em diferentes frentes, seja em nível de produto ou de processo. Existem várias iniciativas na área de melhoria de processos de software, que muitas vezes podem ser conflitantes em uma mesma organização. Observando alguns dos modelos e metodologias existentes no mercado, o modelo CMMI e a metodologia Six Sigma se destacam por serem complementares, enquanto o CMMI tem foco na organização e na gestão por processos. O Six Sigma tem o foco no cliente e nos resultados financeiros. Ambos destacam a importância dos dados gerados para a tomada de decisões, quando estes são implementados de forma alinhada ao Balanced Scorecard, o programa de melhorias passa a atender também os objetivos estratégicos da organização. Esse estudo apresenta um método de integração entre o BSC, CMMI e Six Sigma sugerindo ainda a utilização do GQM para definição de métricas.pt_BR
dc.description.abstractThe software quality area has presented various studies and surveys in different fronts, either about products or processes. There are many initiatives in the area of software process improvement, which might be more than often conflicting in an organization. If we observe some of the existing models and methodologies in the market, the CMMI Model and the Six Sigma Methodology stand head and shoulders above the rest for being complementary. While CMMI focuses on organization and on process management and Six Sigma has its focus on the client and on the financial results, both highlight the importance of the data produced for decision making. This study presents a method for the integrated implementation of the CMMI Model and the Six Sigma Methodology for programs of process improvement, having as a backup measurement and assessment techniques such as the Balanced Scorecard (BSC) and the Goal-Question-Metric (GQM).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.subjectENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subjectSOFTWARE - CONTROLE DE QUALIDADEpt_BR
dc.titleMIBCIS: método de integração entre o BSC, CMMI E Six Sigma utilizando GQM no suporte a definição de métricaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000416682-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,19 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.