Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/14719
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAngelini, Paulo Ricardo Kralik-
dc.contributor.authorCastro, Guilherme Azambuja-
dc.date.accessioned2019-05-09T12:01:17Z-
dc.date.available2019-05-09T12:01:17Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/14719-
dc.description.abstractO presente trabalho é constituído por uma obra literária, a qual, sob o título Topografias da solidão, agrupa quatorze contos. São histórias ficcionais que, no entanto, contêm uma forte carga memorialista. Nos contos busco reconstruir a imagem de minha cidade natal, ou seja, um território onde já não vivo, e um tempo passado. Também integram o trabalho cinco ensaios, nos quais reflito sobre o exercício da memória e da técnica narrativa. O ensaio “Verdades construídas”, embasando-se na teoria de Henri Bergson, Maurice Halbwachs, Joël Candau, Paul Ricoeur, entre outros, trata da presença do trauma em alguns contos de Topografias da solidão. No texto “Em busca da esfera”, evoco a teoria da esfericidade, formulada por Julio Cortázar, sobre o conto contemporâneo. Aqui, o foco está na estrutura fragmentária e no efeito de transcendência do conto. Reflito sobre supressões, alterações e acréscimos de texto realizados durante a escrita. Em “Vibrar a superfície”, por sua vez, Eduardo Galeano e John Gardner, entre outros autores, ajudam-me a refletir sobre a importância da escolha das palavras para, com elas, o escritor proporcionar um sonho ficcional vivo, expressivo e contínuo ao leitor. Ainda no mesmo ensaio, reflito sobre as limitações dos narradores, segundo a classificação de Norman Friedman, e sobre a criação de diálogos, utilizando como exemplo a novela Bóris e Dóris, de Luiz Vilela. Dois ensaios curtos, ainda, tratam sobre a gênese dos contos “Todo esse tempo” e “Um olhar entre as acácias”. Este trabalho ainda traz colagens e, como anexo, um caderno de lembranças. As colagens foram produzidas por mim e, de alguma forma, poderão funcionar como metáforas do fragmento e da memória. Quanto ao caderno de lembranças, utilizei-o como exercício memorialístico. Lugar de catarse, não de forma, o caderno em parte documenta o processo criativo de Topografias da solidão.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is constituted by a literary work, which, under the title Topografias da solidão, groups fourteen stories. They are fictional stories that, however, contain a strong memorialist burden. In the stories I try to reconstruct the image of my hometown, that is, a territory where I no longer live, and a past time. Also included in the paper are five essays, in which I reflect on the exercise of memory and narrative technique. The essay "Verdades construídas", based on the theory of Henri Bergson, Maurice Halbwachs, Joël Candau, Paul Ricoeur, among others, deals with the presence of the trauma in some stories of Topografias da solidão. In the text "Em busca da esfera", I evoke the theory of sphericity, formulated by Julio Cortázar, on the contemporary short story. Here, the focus is on the fragmentary structure and transcendent effect of the short story. I reflect on deletions, changes and additions of text made during writing. In "Vibrar a superfície", Eduardo Galeano and John Gardner, among others, help me to reflect on the importance of choosing words so that, with them, the writer provides a lively, expressive and continuous reader. Still in the same essay, I reflect on the limitations of the narrators, according to Norman Friedman's classification, and on the creation of dialogues, using as an example the novel Boris e Dóris, by Luiz Vilela. Two short essays also deal with the genesis of the short stories "Todo esse tempo" and "Um olhar entre as acácias". This work still carries collages and, as an attachment, a notebook of memories. The collages were produced by me and, somehow, could function as metaphors of the fragment and memory. As for the notebook, I used it as a memorialistic exercise. Place of catharsis, not in form, the notebook partly documents the creative process of Topografias da solidão.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCONTOS RIO-GRANDENSESpt_BR
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.titleTopografias da solidãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TES_GUILHERME_AZAMBUJA_CASTRO_COMPLETO.pdfTexto completo5,27 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.