Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13866
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVitória, Maria Inês Côrte
dc.contributor.authorTolotti, Ana Paula Aguiar
dc.date.accessioned2019-02-07T11:01:31Z-
dc.date.available2019-02-07T11:01:31Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/13866-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva analisar e compreender os processos de construção das produções escritas de alunos de turmas de B10 (4º ano) de uma escola da rede pública municipal de Porto Alegre, utilizando-se de suas produções textuais, bem como realizando a observação das diferentes práticas pedagógicas empregadas por seus professores em sala de aula. Para este estudo, além de destacar três aspectos importantes para o desenvolvimento de habilidades para a produção de textos: a coesão, a coerência e o uso adequado das variedades linguísticas; fez-se necessário, também, aprofundar os conhecimentos a respeito dos Cadernos Pedagógicos, especificamente, a edição Nº 9, que apresenta a Proposta Político-Pedagógica (PPP) da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre. Cabe destacar que esse documento define a forma de organização do ensino baseada nos Ciclos de Formação. Em decorrência desse estudo, esta investigação teve como fonte de análise o Segundo Ciclo de Formação. A pesquisa aqui apresentada caracteriza-se por ser uma investigação qualitativa, tendo como suporte para a análise de dados a teoria da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Jolibert (1994), Charolles (1986), Halliday (1976), Koch (2016), Koch e Travaglia (2015), entre outros. Como marcas relevantes deste trabalho, destacam-se a investigação a respeito das implicações que as práticas pedagógicas, utilizadas por professores em sala de aula, promovem na construção de produções escritas na escola, e as reflexões pedagógicas que são possíveis a partir dos textos elaborados pelos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze and understand the writing production process from students of the 4th grade (B10), from a school in the Municipal Educational System (RME) of Porto Alegre, in Brazil, using the student’s textual productions, as well as observing the different pedagogical practices applied by their teachers in the classroom. For this study, besides highlighting three important aspects for thedevelopment of skills for the text production such as cohesion, coherence and proper use of linguistic varieties, it is also necessary to deepen the knowledge about the Pedagogical Books (Cadernos Pedagógicos), specifically the edition number nine, that presents the Political Pedagogic Project (PPP) for Porto Alegre’s Municipal Educational System. It is important to say that this document defines the educational organization based on Learning Cycles. Due to this study, this investigation has as analysis source the Second Learning Cycle. The present work is based on a qualitative research, having as support for the data examination, the Theory of Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011). As a theoretical contribution, it is used the studies of Jolibert (1994), Charolles (1986), Halliday (1976), Koch (2016), Koch and Travaglia (2015), among others. As relevant marks of this work, it stands out the investigation about the implications that pedagogical practices used by teachers in the classroom promote in the construction of written productions at school and the pedagogical considerations that are possible from the structures of the writings produced by their students.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPRODUÇÃO TEXTUALpt_BR
dc.subjectESCRITApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleEra uma vez... e fim. Um estudo sobre as produções escritas de alunos de turmas de B10 (4º Ano) de uma escola da rede Municipal de Ensino de Porto Alegrept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000492357-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo901,2 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.