Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13732
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dc.contributor.advisorCunha, Magda Rodrigues da
dc.contributor.authorGamba, Filipe Pereira
dc.date.accessioned2019-01-24T11:03:17Z-
dc.date.available2019-01-24T11:03:17Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/13732-
dc.description.abstractEsta dissertação versa sobre a imbricada relação entre rádio e internet, tendo em vista que a evolução tecnológica tem modificado as formas de comunicação e, nessa nova conjuntura, ampliam-se diferentes possibilidades para o rádio. Partimos da premissa de que o atual momento fortalece a convergência midiática e implica transformações ─ não apenas no conceito de rádio, mas também na maneira de se fazer rádio e na forma como o conteúdo passa a ser consumido. Salientamos que este trabalho objetiva pesquisar a readaptação do rádio a partir da internet. Nesse escopo, serão observadas duas importantes transformações que ocorreram em propostas distintas: nas rádios da British Broadcasting Corporation (BBC), do Reino Unido, e na Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. No que tange à BBC, foram mapeadas suas estratégias baseadas na segmentação de conteúdo radiofônico ─ o chamado rádio sob demanda. Já, a Rádio Gaúcha, ancora suas mudanças nas redes sociais. Cumpre ressaltarmos que o modelo adotado pela BBC serve como referência de uma readaptação na qual o rádio preserva sua essência: o áudio; em contrapartida, a Rádio Gaúcha baseia sua propagação nas plataformas sociais, por meio da adoção de linguagens que vão além do áudio. Trata-se de readaptações distintas na forma de se fazer rádio, a partir da internet, as quais exemplificam as imperiosas adequações do veículo frente às transformações ocorridas nas últimas décadas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation deals with the imbricated relationship between radio and the internet, given that technological evolution has modified the forms of communication and in this new conjecture different possibilities for the radio are extended. It starts from the premise that the current moment strengthens the media convergence and implies transformations ─ not only in the concept of radio, but also in the way of making radio and in the way the content happens to be consumed. It is pointed out that this work aims to research the radio adaptation from the internet. In this scope two important transformations will occur that have occurred in different proposals: on the radios of the British Broadcasting Corporation (BBC) from the United Kingdom and Radio Gaucha from Porto Alegre. As for BBC its strategies based on the segmentation of radio content - the so-called radio on demand were mapped. In contrast Rádio Gaúcha anchors its changes in social networks. It should be noted that the model adopted by the BBC serves as a reference for a readaptation in which the radio preserves its essence: audio; in contrast, Rádio Gaúcha bases its propagation on social platforms, through the adoption of languages that go beyond audio. These are different readaptations in the form of making radio, from the internet, which exemplify the imperious adaptations of the vehicle in face of the transformations that have occurred in the last decades.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectRÁDIOpt_BR
dc.subjectRÁDIO - ASPECTOS FILOSÓFICOSpt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.titleA readaptação do rádio a partir da internet: uma análise dos modelos da BBC e da Rádio Gaúchapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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