Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13721
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaciel, Ana Lúcia Suárez
dc.contributor.authorOzelame, Géssica Cristina
dc.date.accessioned2019-01-23T11:03:10Z-
dc.date.available2019-01-23T11:03:10Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/13721-
dc.description.abstractO presente estudo aborda os processos de assessoria e consultoria, debatendo o ensino e o exercício profissional dos assistentes sociais, considerando que estes processos são atribuições privativas e competências profissionais, no entanto, são espaços pouco ocupados pela categoria profissional, em que a produção do conhecimento se manifesta de forma incipiente. Visando responder como os processos de assessoria e consultoria estão sendo operacionalizados na formação e no exercício profissional dos assistentes sociais do Rio Grande do Sul, elencou-se como objetivo analisar os aspectos relacionados à formação e ao exercício profissional dos assistentes sociais nos processos de assessoria e consultoria, debatendo sobre desafios e possibilidades. Trata-se de um estudo qualitativo, orientado pelo método dialético-crítico, que se amparou em pesquisa documental, bibliográfica e empírica, totalizando uma amostra de vinte e três (23) documentos para pesquisa documental, trinta e duas (32) produções para pesquisa bibliográfica e vinte e cinco (25) sujeitos participantes da pesquisa empírica (coordenadores, docentes e alunos dos cursos de Bacharelado em Serviço Social).Para o tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo baseada em Pagés (2006). Conclui-se que, há contradições no reconhecimento da importância do ensino dos processos de assessoria e consultoria ora sendo negado, ora sendo colocado num segundo plano, durante a formação, bem como na forma como o mesmo está sendo abordado pelas UFAS. Esta realidade reflete e pode explicar a manifestação incipiente do exercício profissional nestes processos. A partir dos dados, aponta-se para a importância do trabalho dos assistentes sociais nestes processos, tendo os sujeitos pesquisados salientado a necessidade do Serviço Social se reorganizar para ampliar sua atuação nestes espaços, fortalecer o processo de formação e a materialização do projeto ético-político, posto que esses processos estão alinhados com o mesmo. Por fim, são apresentadas proposições para contribuir na superação dos limites e materialização das possibilidades de atuação nesses processos.pt_BR
dc.description.abstractThe present study deals with the advisory and consulting processes, discussing the teaching and the professional practice of social workers, considering that these processes are private assignments and professional competences, however, they are spaces little occupied by the professional category, in which the production of the knowledge manifests itself in an incipient way. Aiming to answer how the advisory and consulting processes are being operationalized in the training and professional practice of social workers in Rio Grande do Sul, the objective was to analyze the aspects related to the training and professional practice of social workers in the advisory and discussing challenges and possibilities. This is a qualitative study, guided by the dialectical-critical method, based on documental, bibliographical and empirical research, totalizing a sample of twenty-three (23) documents for documentary research, thirty-two (32) research productions and twenty-five (25) subjects participating in the empirical research (coordinators, teachers and students of the Bachelor's degree in Social Work).For the treatment and analysis of the data, the content analysis based on Pagés (2006) was used. It is concluded that there are contradictions in the recognition of the importance of teaching the advisory and consulting processes now being denied, sometimes being placed in the background, during training, as well as in the way in which it is being addressed by UFAS. This reality reflects and may explain the incipient manifestation of professional practice in these processes. From the data, it is pointed out the importance of the work of social workers in these processes, and the subjects surveyed stressed the need for Social Work to reorganize itself to expand its work in these spaces, to strengthen the formation process and the materialization of the ethical- political, since these processes are in line with it. Finally, propositions are presented to contribute to overcoming the limits and materialization of the possibilities of acting in these processes.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectSERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.subjectSERVIÇO SOCIAL - ENSINOpt_BR
dc.subjectSERVIÇO SOCIAL - PRÁTICA PROFISSIONALpt_BR
dc.titleAssessoria e consultoria em Serviço Social: o ensino e o exercício profissional em debatept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000491176-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,42 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.