Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/13052
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Vera Wannmacher
dc.contributor.advisorAmodeo, Maria Tereza
dc.contributor.authorPrado, Leandro Lemes do
dc.date.accessioned2018-11-02T12:03:24Z-
dc.date.available2018-11-02T12:03:24Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/13052-
dc.description.abstractA Psicolinguística tem se dedicado a estudar as conexões entre a linguagem e a mente, de modo que seu espaço entre os estudos sobre a linguagem está alocado na cognição, no que se refere específicamente ao processamento da compreensão leitora e à consciência textual. As dificuldades de leitura de alunos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio têm sido uma constante preocupação para todos os profissionais da educação que se ocupam de encontrar métodos de ensino que permitam solucionar esse problema nos diversos gêneros textuais. Tendo em vista essas considerações, esta tese elege o texto literário, especificamente o conto, como o texto central de trabalho, pois esse gênero é frequente e relevante no ambiente escolar. Nesse recorte, define-se a Literatura como interface da Psicolinguística. Com o objetivo de construir um paradigma linguístico-literário favorável ao avanço dos estudos sobre a compreensão leitora, seu processamento e a consciência textual na leitura do conto, desenvolveram-se instrumentos que foram aplicados em três grupos distintos de leitores. Os dados obtidos foram analisados e discutidos. Como resultados, verificou-se no desempenho dos participantes que a superestrutura é a macroposição do conto na qual houve os menores escores de acertos, e na coesão gramatical os melhores escores de acerto. Os desempenhos ainda foram melhores na compreensão do que no conhecimento. No processamento, houve uma tendência à opinião pessoal. Pode-se verificar no arrolar dos resultados que, na consciência textual do conto, é preciso uma busca pela desenvolvimento pleno de seu conhecimento. A partir dos dados e das discussões apresentadas, a pesquisa visa a contribuir com o ensino de leitura, de modo que seja possível ser pautado pela presença dos gêneros textuais literários, a fim de que se possa qualificar o processo de ensino e aprendizagem como um todo.pt_BR
dc.description.abstractPsycholinguistics has devoted itself to studying the connections between language and mind, so that its space between studies on language is allocated to cognition, specifically as it relates to the processing of reading comprehension and textual consciousness. The reading difficulties of Elementary and High School students have been a constant concern for all educational professionals who are in charge of finding teaching methods that allow to solve this problem in the diverse textual genres. In view of these considerations, this thesis chooses the literary text, specifically the short story, as the central working text, since this genre is frequent and relevant in the school environment. In this section, Literature is defined as the interface of Psycholinguistics. In order to construct a linguistic-literary paradigm favorable to the progress of the studies on the reading comprehension, its processing and the textual conscience in the reading of the story, instruments were developed that were applied in three distinct groups of readers. The obtained data were analyzed and discussed. As a result, it was verified in the participants' performance that the superstructure is the macroposition of the short-story in which there were the smallest hit scores, and in grammatical cohesion the best hit scores. The performances were still better at understanding than at knowledge. In processing, there was a tendency to personal opinion. It can be seen from the results that, in the textual awareness of the story, a search for the full development of his knowledge is necessary. Based on data and discussions, the research aims to contribute to the teaching of reading, so that it is possible to be guided by the presence of literary textual genres, in order to qualify the teaching and learning process as a whole.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpt_BR
dc.subjectCONTO - ANÁLISE LITERÁRIApt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.subjectPSICOLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.titleO conto sob a perspectiva da psicolinguística em interface com a literatura: compreensão leitora, consciência textual e processamentopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000490017-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,13 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.