Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/13044
Tipo: masterThesis
Título: Oficinas de aprendizagem como estratégia de intervenção no ensino técnico e superior
Autor(es): Schutz, Anelise
Orientador: Stobäus, Claus Dieter
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: OFICINAS PEDAGÓGICAS
APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: O presente trabalho tem como tema as Oficinas de Aprendizagem realizadas no campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e sua contribuição para o aproveitamento acadêmico dos estudantes de ensino técnico e superior. O objetivo geral da pesquisa é analisar o desenvolvimento das oficinas de aprendizagem como estratégia para instrumentalizar os sujeitos participantes em suas aprendizagens acadêmicas. Os objetivos específicos são: Compreender de que forma as oficinas contribuem para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, na construção de aprendizagens, de autoria e vínculos institucionais; Identificar os aspectos trazidos pelos estudantes a partir da avaliação que estes fazem da experiência e dos resultados no desenvolvimento de seu processo de aprendizagem; Descrever o desenvolvimento das oficinas de aprendizagem e seus efeitos junto aos estudantes. O referencial teórico do presente trabalho aborda concepções de aprendizagem trazendo diferentes olhares e contribuições, apoiando-se numa perspectiva de complementação. São explorados os conceitos de aprendizagem, aprendizagem de adultos no âmbito da Educação Profissional, estratégias de aprendizagem, autoria e oficinas.A abordagem metodológica, de cunho qualitativo é a pesquisa-ação. Foram realizadas oito oficinas com os estudantes entre outubro e novembro de 2016, nas quais cada participante preencheu seu diário de bordo, do qual foram extraídos os dados com Análise Textual Discursiva, redundando nas categorias: Aprendizagem; Modificações no estudo e desenvolvimento acadêmico; e Autoconhecimento. A partir da análise do material coletado, foi possível perceber que as oficinas contribuíram para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Entre as conclusões alcançadas, destaca-se a instrumentalização a partir das estratégias trabalhadas e a criação de um espaço de autoria e compartilhamento de saberes entre os participantes. Os participantes demonstraram partilhar um sentido de pertencimento ao grupo e ao espaço das oficinas. As aprendizagens construídas no decorrer dos encontros produziram efeitos junto aos estudantes, tanto em instrumentalização quanto na autoconfiança e reconhecimento das próprias construções por parte destes.
The subject of the present document is Teaching Workshops that took place at Campus Viamão of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Sul, as well as their contribution to the school performance of students of technical education on a high school level and College. The general objective of this research is to analyze the development of teaching workshops as a strategy to support the participants in their academic learning. The specific objectives are: to understand how the workshops contribute to the academic development of the students and the construction of learning, authorship and institutional links; to identify the aspects brought by the students from the evaluation they make of this experience and from the results of their learning development; describe the development of teaching workshops and their effects on students. The theoretical reference of the present work discusses conceptions of learning, bringing different visions and contributions leaning on a complementary perspective. The concepts of learning, adult learning, authorship, and workshop are discussed.The methodology applied is action research. Eight workshops were performed with the students from October to November 2016, in which each participant filled a field diary, from where the data were taken with Textual Discursive Analysis, with the categories: learning, study modification and academic development; and self knowledge. From the analysis of the material collected, it was possible to see the contribution of the workshops for the academic development of the students. Between the conclusions achieved, I highlight the instrumentalization from the applied strategies and the creation of a space for authorship and sharing of knowledge between the participants. The participants showed a sense of belonging to the group and to the workshops space. The learning built along the meetings had effects on the students, affecting their instrumentalization, self-confidence and the recognition of their own constructions.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13044
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000489987-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,24 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.