Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/13025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEggert, Edla
dc.contributor.authorSilva, Priscila Klein da
dc.date.accessioned2018-10-31T12:03:55Z-
dc.date.available2018-10-31T12:03:55Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/13025-
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo principal conhecer os projetos de vida das Jovens Mulheres que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade e analisar se e como a Política Pública de Socioeducação, através do Programa de Oportunidades e Direitos Socioeducativo abarca as especificidades e expectativas femininas em sua execução. A partir dos princípios da pesquisa participante e da hermenêutica feminista, a pesquisa teve como intento pesquisar com elas. As Jovens Mulheres cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino, o CASEF, localizado na capital do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada contribuiu para alcançar as vozes juvenis por meio de entrevistas, diários sobre a produção de fotografias e observação participante, além de seu entrecruzamento com os documentos orientadores e a percepção da gestão do programa. Ao longo do percurso metodológico foi utilizada a fotografia para “capturar” e descrever os sonhos das oito jovens, e analisar os projetos de vida viáveis. Para tanto, foram realizadas oficinas para que as Jovens aprendessem algumas técnicas fotográficas.A proposta do diário serviu como registro das impressões sobre as imagens produzidas e, simultaneamente um diário de observações sobre todo o processo da pesquisa foi realizado pela mestranda. As jovens também responderam a um questionário e foi realizada uma entrevista semi-estruturada com a coordenadora do Programa de Oportunidades e Direitos Socioeducativo. Os resultados apontaram para a necessidade de ampliação da discussão interseccional, que abarque dentre outros aspectos, as relações de gênero na Política de Sócio-educação, a escuta mais atenta para com as Jovens, bem como a compreensão de que a construção de um projeto de vida pode exigir de nós a rememoração e a elaboração da memória, ou seja, o processo de pensar o futuro é um constante artesanato entre o passado e o presente.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation was to know the life projects of the Young Women who fulfill the socio-educative measure of deprivation of freedom and to analyze if and how the Public Policy of Socio-education, through the Opportunities and Socio-Educational Rights Program, covers the specificities and expectations of women in their execution. Based on the principles of participatory research and the feminist approach, the research had as an attempt to research with them. The Young Women comply with the socio-educational measure of deprivation of liberty in the Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino “CASEF” (Center for Socioeducational Assistance for Women), located in the capital of Rio Grande do Sul. The methodology used contributed to reach the youth voices through interviews, diaries about the production of photographs and participant observation, as well as their intertwining with the guidance documents and the perception of the program management.Along the methodological path, photography was used to "capture" and describe the dreams of the eight young women, and to analyze the viable life projects. In order to do so, a workshops were held so the young women would learn some photographic techniques. The diary proposal served as a record of the impressions on the produced images and, at the same time, a journal of observations on the entire research process was carried out by the master degree student. The young women also answered a questionnaire and a semi-structured interview was conducted with the coordinator of the Opportunities and Socio-Educational Rights Program. The results pointed to the need to broaden the intersectional discussion, which includes, among other aspects, gender relations in the Socio-education Policy, closer listening to the young women, as well as the understanding that the construction of a life project can demand of us the remembrance and the elaboration of memory, that is, the process of thinking the future is a constant craft between the past and the present.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMEDIDAS SOCIOEDUCATIVASpt_BR
dc.subjectSOCIOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleRegistros de um sonho: jovens mulheres privadas de liberdade fotografando seus projetos de vidapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000489948-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo6,73 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.