Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/12448
Tipo: doctoralThesis
Título: Trilogia do corpo: encenações do grotesco no cinema de Cláudio Assis
Autor(es): Santos Junior, Luiz Guilherme dos
Orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: CINEMA
CORPO (ARTE)
EROTISMO (CINEMA)
Resumo: A tese analisa as encenações do erótico-grotesco no cinema de Cláudio Assis, a partir dos filmes Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) e Febre do Rato (2011). Objetivamos analisar as representações do erótico-grotesco a partir de determinados personagens da trilogia fílmica de Cláudio Assis, e por meio de categorias referentes à encenação cinematográfica, dentre elas, enquadramentos, planos, ângulos, iluminação e movimentos de câmera. No que diz respeito à encenação, realizamos um trânsito entre o teatro e cinema, com o intuito de compreender as diferenças de enfoque, segundo os estudos de Pavis (2010); Aumont (2006); Comolli (2008); Oliveira Jr. (2013), Bordwell; Thompson (2013) e Bazin (2014). Para a análise do grotesco, partimos de conceitos oriundos de autores que versam sobre o tema nos estudos literários, no teatro e nas artes visuais.Para o entendimento do grotesco, utilizamos os aportes de Hugo (2007); Kaiser (1986); Stam (1992); Russo (2000) e Sodré & Paiva (2002), com ênfase nas proposições conceituais de Bakhtin (2013) acerca das analogias entre corpo e “imagem grotesca”; e Didi-Huberman (2015), que analisa o corpo “disforme” com base no pensamento estético de Georges Bataille. Para a metodologia e o método de análise, seguimos o conceito de “decupagem” sugeridos por Aumont e Marie (2004); para o método analítico dos frames, partimos das sugestões de Gardies (2006) sobre o lugar dos corpos nas dimensões visuais do enquadramento. Centralizamos a análise em dois personagens de cada filme, com a intenção de interpretar os modos de representação do grotesco no espaço dos quadros (enquadramentos). Concluímos que os filmes da trilogia de Cláudio Assis, mesmo com diferenças de cunho temático, encenam o erótico-grotesco a partir da recorrência de imagens que abrangem o baixo-corporal, comportamentos abjetos, violência, crueldade, o disforme e transgressões eróticas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12448
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