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dc.contributor.advisorSampaio, Cláudio Hoffmannen_US
dc.contributor.authorHoeltz, Lucianoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:40:57Z-
dc.date.available2013-08-07T18:40:57Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1190-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de entender as possíveis relações entre coprodução e desempenho no desenvolvimento de novos produtos (DNP). Para tanto, foram realizados estudos sobre coprodução e DNP à luz da cocriação de valor, considerando investigações feitas sobre a importância da interação entre firma e clientes (PRAHALAD e RAMASWAMY, 2000; 2004; LUSCH e VARGO, 2004; COVA e SALLE, 2008; GUMMESSON e MELE, 2010; CHANDLER e VARGO, 2011; BALLANTYNE et al. , 2011; COOPER e EDGETT, 2008; JARUELSKI e DEHOFF, 2011; BONNER, 1999). A partir desse entendimento, foram lançadas seis proposições teóricas, sendo quatro voltadas à influência positiva entre coprodução e desempenho de DNP e duas sobre a estruturação da coprodução no processo de DNP. Foram feitas entrevistas com oito especialistas em DNP, a fim de verificar a convergência dessas proposições com práticas de mercado. A análise de conteúdo dos dados coletadas durante as entrevistas revelou convergência de cinco proposições teóricas, sinalizando indícios de que a adoção de abordagem de coprodução no DNP contribui para seu desempenho. Por fim, este estudo sugere uma agenda de pesquisa voltada ao aprofundamento do tema.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand the possible relationships between co-production and performance in new product development (NPD). Therefore, studies were performed on co-production and NPD in light of the value co-creation, considering research done on the importance of interaction between customers and the firm (PRAHALAD e RAMASWAMY, 2000; 2004; LUSCH e VARGO, 2004; COVA e SALLE, 2008; GUMMESSON e MELE, 2010; CHANDLER e VARGO, 2011; BALLANTYNE et al. , 2011; COOPER e EDGETT, 2008; JARUELSKI e DEHOFF, 2011; BONNER, 1999). Based on this understanding, six theoretical propositions were formulated: four of them were focused on the positive effect of the co-production on NPD performance and other two were about organization of the coproduction on NDP process. Interviews with eight NPD experts were done to verify the convergence of these propositions with market practices. Content analysis of the data collected during the interviews revealed convergence of five theoretical propositions, signaling indications that the adoption of the coproduction approach contributes to NPD performance. Finally, this study suggests a research agenda aimed at deepening the theme.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectPRODUTOS - DESENVOLVIMENTOpt_BR
dc.subjectINTERAÇÃO SOCIAL - PESQUISASpt_BR
dc.subjectINOVAÇÃOpt_BR
dc.subjectCRIATIVIDADE (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS)pt_BR
dc.titleInteração com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodução e da cocriação de valor: uma análise de seu efeito sobre desempenhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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