Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMacadar, Marie Anneen_US
dc.contributor.authorPereira, Gabriela Vialeen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:40:35Z-
dc.date.available2013-08-07T18:40:35Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1114-
dc.description.abstractEm um contexto de crescimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas organizações surgiu a necessidade de adoção de tecnologia também nos governos, para a melhoria dos processos administrativos, da prestação de serviços públicos e da participação social, através de práticas de governança eletrônica. O uso de TIC nas instituições públicas permite a promoção de transparência nas ações do governo, a melhoria do relacionamento entre cidadão e governo através de uma maior interação dos mesmos, além da ampliação e aumento da qualidade na prestação de serviços. Como lente teórica da investigação foi utilizada a perspectiva institucional. Este estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: Como os fatores institucionais influenciam na Governança de TI (Tecnologia de Informação) das organizações para implementação de práticas de governança eletrônica? Para respondê-la, foi proposto um modelo conceitual que busca identificar a influência de pressões coercitivas, normativas e miméticas na implementação de práticas de governança eletrônica, através de proposições de pesquisa. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como método o estudo de caso único em uma organização prestadora de um e-serviço público, sendo este o Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados encontrados corroboram as proposições do modelo conceitual da pesquisa, sugerindo que existe influência de fatores institucionais, na forma de mecanismos coercitivos, normativos e miméticos, na estrutura de Governança de TI da organização, caracterizada como uma monarquia de negócios com relação às decisões de TI, para implementação do e-serviço público.O trabalho permitiu identificar que a organização pública é dependente de fatores do campo em que está inserida como a dependência de recursos, a necessidade de atendimento de uma demanda da comunidade científica, o incentivo do governo federal, a necessidade de ampliação do alcance do serviço e da redução de custos e a existência de modelos semelhantes de sucesso, sofrendo pressões isomórficas de outras organizações e do próprio ambiente. Além disso, permitiu identificar que o ambiente, através de fatores institucionais, condiciona o comportamento organizacional para implementação de práticas de governança eletrônica.pt_BR
dc.description.abstractIn a context of growing Information and Communication Technologies (ICT) in organizations, has grown the need for adoption of technology also on governments to improve administrative procedures, the provision of public services and the social participation through e-governance practices. The use of IT in public institutions enables the promotion of transparency in government actions, improving the relationship between citizens and government through a broader interaction between them, besides to expands and improves the quality in service delivery. The institutional perspective was used under theoretical lens. The present study seeks to answer the following research question: How do institutional factors influence the governance of IT organizations to implement e-governance practices? To answer it, a conceptual model that seeks to identify the influence of coercive pressures, mimetic and normative practices in implementing e-governance was proposed through research propositions. A qualitative research approach was used, with the method of single case study in a public e-service provider organization (CAPES Journals Portal). The finding results corroborate the propositions of the conceptual model of this research, suggesting that there is influence of institutional factors in the form of coercive, normative and mimetic mechanisms in the governance structure of the IT organization, characterized as a business monarchy regarding IT decisions to implementation of a public e-service.The work allowed to identified that the public organization is dependent on several factors of the field in which it is inserted, as dependence on resources, the need to supply a demand from the scientific community, the federal government encouragement, the need to expand the service`s reach and cost reduction and the existence of similar successful models, under isomorphic pressure from other organizations and the environment itself. Furthermore, the present study identifies that the environment, through institutional factors, determines the organizational behavior to implementing e-governance practices.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROCESSAMENTO DE DADOSpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectPORTAL PERIÓDICOS CAPESpt_BR
dc.subjectINFORMAÇÃO TECNOLÓGICA NO GOVERNOpt_BR
dc.titleImplementação de práticas de governança eletrônica sob perspectiva institucional: uma análise da governança de TI em uma instituição públicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000437118-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,77 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.