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dc.contributor.advisorSusin, Luiz Carlos
dc.contributor.authorPozzo, Ezequiel Dal
dc.date.accessioned2017-12-14T11:01:53Z-
dc.date.available2017-12-14T11:01:53Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10987-
dc.description.abstractO mal sempre foi tema para discussões e reflexões tanto para a filosofia, quanto para as religiões. Essa tarefa não está acabada. Refletiremos aqui o problema do mal em sua condição de inevitabilidade, sustentada na finitude e no limite da própria realidade da criação. Partiremos do mal como uma realidade que afeta todo ser humano, independente de suas crenças, desmistificando o clássico dilema de Epicuro. Através do conceito de pisteodicéia perceberemos que cada pessoa, grupo ou religião vai encontrando suas respostas e maneiras de lidar com o mal. Para falar de teodiceia distinguiremos a “via curta” e a “via longa”. A primeira retrata a visão tradicional da teologia, em que mesmo na contradição entre os argumentos, ajuda a manter a confiança em Deus, apesar do mal. A “via longa” quer mostrar uma fé lógica, com coerência de argumentos. Quer garantir a razoabilidade da teodiceia, construída a partir do pressuposto da autonomia das realidades terrestres demostrando a ação do Deus Amor no mundo, como Antimal. Essa ação continuada garante a criatura, não a eliminação de todos os males nesse mundo, mas a plenitude da eternidade. Esse itinerário possibilita repensarmos vários termos teológicos, entre eles, o pecado original, o milagre, o holocausto e o inferno, assim como permite uma nova imagem de Deus, traduzida também em linguagem nova.pt_BR
dc.description.abstractEvil has always been a problem that has given both philosophy and religions thinking. This task is not finished. We will here reflect the problem of evil in its condition of inevitability, sustained in the finitude and limit of the reality of creation itself. We will depart from evil as a reality that affects every human being, independent of his beliefs, demystifying the classic dilemma of Epicurus. Through the concept of pisteodicéia we will perceive that each person, group, or religion will find its answers and ways of dealing with evil. To speak of theodicy we will distinguish the "short way" and the "long way". The first portrays the traditional view of theology, where, even in the contradiction between arguments, it helps to maintain trust in God despite evil. The "long way" wants to show a logical faith, with coherence of arguments. It wants to guarantee the reasonableness of theodicy, built from the assumption of the autonomy of terrestrial realities demonstrating the action of God Love in the world, as Antimal. This continued action guarantees the creature, not the elimination of all evils in this world, but the fullness of eternity. This itinerary makes it possible to rethink various theological theories, among them original sin, the miracle, the holocaust and hell, as well as a new image of God translated into new language.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectpt_BR
dc.subjectDEUSpt_BR
dc.subjectTEODICÉIApt_BR
dc.subjectTORRES QUEIRUGA, ANDRÉS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectTEOLOGIA SISTEMÁTICApt_BR
dc.subjectTEOLOGIApt_BR
dc.titleO problema do mal repensado: uma abordagem filosófico-teológica em Andrés Torres Queirugapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Teologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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