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dc.contributor.advisorPereira, Vera Wannmacher
dc.contributor.authorBaretta, Danielle
dc.date.accessioned2017-11-09T11:01:41Z-
dc.date.available2017-11-09T11:01:41Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10876-
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo investigar, numa perspectiva psicolinguística, o uso da estratégia de predição leitora durante a leitura de uma fábula. Mais especificamente, o interesse foi examinar se existe correlação entre o uso da predição e o nível de consciência textual no uso dessa estratégia. Participaram do estudo 45 alunos com idade entre 10 e 13 anos, de classe média, frequentando o 6º ano do Ensino Fundaental de uma escola pública federal da cidade de Porto Alegre. A tarefa consistia em um questionário em formato segmentado, no qual o texto era apresentado em fichas que continham uma parte da história e perguntas que estimulavam o uso da predição. Para cada pergunta havia uma questão correspondente sobre os aspectos considerados pelo leitor para chegar a cada resposta. As respostas às perguntas de predição foram classificadas em três categorias: categoria I (predições improváveis); categoria II (predições plausíveis, mas incompletas) e categoria III (predições plausíveis e completas). As respostas às perguntas de justificativa, por sua vez, foram classificadas em três níveis de consciência textual: nível (estado subsconsciente); nível II (comportamento epilinguístico) e nível III (comportamento metalinguístico). Os resultados indicam uma correlação linear de 0,7923, relacionando o uso da predição e o nível de consciência textual de forma direta e positiva. Além disso, os dados demonstram que os alunos na faixa etária e escolar analisadas são capazes de realizar predições apropriadas, coerentes com o que foi veiculado no texto e que são capazes de explicitar as bases geradoras de suas predições, indicando as informações intratextuais ou extratextuais utilizadas nas predições.pt_BR
dc.description.abstracten_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPREDIÇÃO (LINGUÍSTICA)pt_BR
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpt_BR
dc.subjectFÁBULAS - CRÍTICApt_BR
dc.subjectPSICOLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.titleCompreensão leitora e consciência textual na predição leitora: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental a partir da leitura de uma fábulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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