Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10838
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha Filho, João Bernardes da
dc.contributor.authorKolling, Daniel
dc.date.accessioned2017-10-28T11:01:37Z-
dc.date.available2017-10-28T11:01:37Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10838-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi: avaliar como a Transdisciplinaridade se manifesta nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância. Esta investigação foi realizada em uma instituição privada de Ensino Superior, em Porto Alegre, com uma turma de acadêmicos do último semestre da Licenciatura em Pedagogia, matriculados na disciplina “Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências”. Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados feita por meio de questionário aplicado no Google Formulários e produção de materiais produzidos pelos pesquisados, amparado por uma revisão bibliográfica. O método de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos apontam que é possível ocorrer a manifestação da Transdisciplinaridade na Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, a partir das atitudes dos professores.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation aims to present the results of a research whose objective was to Evaluate how and to what extent transdisciplinarity manifests itself in the courses of Licenciatura in Pedagogy, in the distance modality. This research was carried out in a private institution of Higher Education, in Porto Alegre, with a group of scholars of the last semester of the Degree in Pedagogy, enrolled in the discipline Methodology and Practice of Teaching Mathematics and Sciences. For the accomplishment of this study was carried out a qualitative research, with data collection done through questionnaire applied in Google Forms and production of materials produced by the researched, supported by a bibliographical review. The method of analysis used was Discursive Textual Analysis (DTA). The results obtained indicate that transdisciplinarity can occur in the Degree in Pedagogy, in the distance modality, based on the teachers' attitudes.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleComo a transdisciplinaridade se manifesta no ensino de ciências e matemática, na licenciatura em pedagogia EADpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000485332-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo917,48 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.