Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10706
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTietzmann, Roberto
dc.contributor.authorLopes, Bruna Vianna
dc.date.accessioned2017-09-16T12:04:55Z-
dc.date.available2017-09-16T12:04:55Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10706-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema de pesquisa a produção colaborativa do espectador na TV. Nosso objetivo geral é investigar como a produção colaborativa pode se desenvolver no âmbito da televisão. Para isso, vamos analisar o programa Hitrecord on TV, exibido pelo canal a cabo Pivot, nos Estados Unidos. Ao todo, selecionamos quatro episódios (temporada 2014 e 2015) e vamos utilizar o método da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2002). O referencial teórico é composto pelos autores Wolton (1996), Marcondes Filho (1995), Orozco (2005), Verón (2009), Lévy (1999), Jenkins (2009), Dizard (2000) e Salaverría, García Avilés e Masip (2012), Tapscott e Williams (2006), Shirky (2011) e outros. Os resultados desta pesquisa mostram que a produção colaborativa depende de quatro fatores para se desenvolver: massificação das tecnologias digitais, excedente cognitivo, conectividade e organização. Dentro de um programa televisivo, a etapa de produção de conteúdo é a fase mais permissiva ao envolvimento do espectador. Nela é possível o participante criar insumos a partir de diretrizes da equipe interna. A contribuição do espectador pode ter formato de texto, de imagem, de vídeo ou de áudio. A adoção da produção colaborativa do espectador nos veículos é uma oportunidade para reduzir custos e inovar no formato, porém a televisão precisará se adaptar a outros fatores como a criação coletiva e a descentralização da produção.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is about collaborative production. Our general objective is to investigate how collaborative production can develop in the television. For this, we will analyze the program Hitrecord on TV, screened by cable channel Pivot, in the United States. We selected four episodies (season 2014 and 2015) and we will use the Thompson Depth Hermeneutics method (2002). The theoretical reference is composed of the authors Wolton (1996), Marcondes Filho (1995), Orozco (2005), Verón (2009), Lévy (1999), Jenkins (2009), Dizard (2000) and Salaverría, García Avilés and Masip 2012), Tapscott and Williams (2006), Shirky (2011) and others. The results of this research show that collaborative production depends on four factors to develop: massification of digital technologies, cognitive surplus, connectivity and organization. Within a television program, the stage of content production is the most permissive phase of the viewer's involvement. It is possible for the participant to create inputs from internal team guidelines. The viewer's contribution may be in text, image, video or audio format. The adoption of collaborative production of the viewer in vehicles is an opportunity to reduce costs and innovate in the format, but the television will have to adapt to other factors like the collective creation and the decentralization of the production.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTELEVISÃOpt_BR
dc.subjectFERRAMENTAS COLABORATIVASpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleProdução colaborativa do espectador na TV: um estudo sobre o programa Hitrecord on TVpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000484903-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,7 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.