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dc.contributor.advisorLahm, Regis Alexandre
dc.contributor.authorQuadros, Éverton Luis Luz de
dc.date.accessioned2017-08-23T12:05:08Z-
dc.date.available2017-08-23T12:05:08Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10574-
dc.description.abstractVisando a ampliar a resiliência social a desastres, a educação foi incluída entre as ações prioritárias das Nações Unidas (ONU) para a Redução do Risco de Desastres. Consequentemente, no Brasil, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei n° 12.608/2012) alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996) para inserir os princípios da defesa civil e do meio ambiente no currículo escolar. Frente a essa perspectiva, na presente pesquisa, se questiona: Como pode ocorrer o processo de aprender de alunos de Geografia a partir do estudo de representações do risco de alagamentos por meio de unidades de aprendizagem? A metodologia aqui desenvolvida objetivou compreender o processo de aprender de alunos de Geografia, a partir do estudo de representações do risco de alagamento por meio de Unidades de Aprendizagem. Onze alunos de Geografia participaram de atividades teóricas e práticas de produção e redução do risco de alagamentos, por meio de representações sociais, com o uso de mapas mentais, e representações espaciais, com o uso de simulações de urbanização, precipitação e alagamentos, realizadas com auxílio de um modelo físico (maquete) e digital de Porto Alegre (RS). Por meio de Análise Textual Discursiva, emergiram duas categorias quanto à importância de se estudar sobre Redução do Risco de Desastres em aulas de Geografia, uma com ênfase em ações de educação para resiliência e outra com ênfase em ações de Planejamento Territorial. A partir do presente estudo, conclui-se que é possível construir conhecimentos sobre os princípios da defesa civil na disciplina de Sistema de Informações Geográficas do curso de Geografia, por meio da elaboração de Unidades de Aprendizagem sobre Redução do Risco de Desastres.pt_BR
dc.description.abstracten_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectDESASTRES ECOLÓGICOSpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleRedução do risco de desastres aplicado à educação em ciências: representações de risco de alagamento por alunos de geografiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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