Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10377
Tipo: masterThesis
Título: QPPOA: framework para qualificação do processo de produção de objetos de aprendizagem
Autor(es): Guterres, João Pedro Dewes
Orientador: Silveira, Milene Selbach
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: FRAMEWORK
ORIENTAÇÃO A OBJETOS
INFORMÁTICA
Resumen: A produção de objetos de aprendizagem aliou as áreas da tecnologia e da educação, sendo um fator chave para trazer novas possibilidades de aprendizagem. Devido ao aumento dos recursos computacionais, a produção desse tipo de material educacional cresceu e passou a incorporar práticas da produção de software em geral, destacando-se algumas peculiaridades por conta dos objetivos educacionais propostos nos objetos. Com isso, a introdução de práticas de Engenharia de Software está cada vez mais presente na produção dos objetos de aprendizagem, e, assim como na produção de software, a qualificação deste processo de produção se tornou uma necessidade. Na produção de software, uma solução consolidada para qualificação da produção está nos frameworks de avaliação, como o CMMI e MPS.BR. De modo a pensar esse tipo de solução para a produção de objetos de aprendizagem, esta pesquisa apresenta um framework para apoiar a reflexão sobre as práticas realizadas pelos centros de produção de objetos de aprendizagem. Esse framework é resultado da triangulação de práticas pertinentes relacionadas ao tema obtidas a partir de uma revisão de literatura (incluindo uma revisão e um mapeamento sistemático), de observações do pesquisador e de entrevistas com integrantes de nove centros brasileiros de produção de objetos de aprendizagem. Como resultado obtido após a análise de aderência das práticas pelos centros, destaca-se a capacidade de promover a reflexão do processo de produção e das práticas dos centros de produção de objetos de aprendizagem, bem como de incentivá-los à realização de novas práticas.
The production of learning objects allied the areas of technology and education, being a key factor to bring new possibilities of learning. Due to the increase in computational resources, the production of this type of educational material grew and began to incorporate practices of software production in general, highlighting some peculiarities due to the educational objectives proposed in the objects. Thereat, the introduction of Software Engineering practices is increasingly present in the production of learning objects, and, as in software production, the qualification of this production process has become a necessity. In software production, a consolidated solution for production qualification is in the evaluation frameworks, such as CMMI and MPS.BR. In order to think this type of solution for the production of learning objects, this research presents a framework to support the reflection on the practices performed by the centers of production of learning objects. This framework is a result of the triangulation of pertinent practices related to the theme obtained from a literature review (including a systematic review and systematic mapping) and from interviews with members of nine Brazilian learning object centers. As a result obtained after the analysis of adherence of the practices by the centers, stands out its capacity to promote the reflection of the production process, as well as well as to encourage them to carry out new practices.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10377
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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