Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10370
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Cleoni Maria Barboza
dc.contributor.authorCarmo, Maria Elizabeth Guimarães do
dc.date.accessioned2017-06-30T12:04:46Z-
dc.date.available2017-06-30T12:04:46Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10370-
dc.description.abstractO objeto desse estudo foi centrado na compreensão dos processos que sustentam a base epistemológica e pedagógica do ciclo de alfabetização na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que foi instituído em 2012 com o intuito de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. A metodologia trabalhada foi a de abordagem qualitativa com uso de princípios de estudo de caso do tipo etnográfico, com a realização de observação contínua, análise bibliográfica e de documentos da escola, estudo dos cadernos do PNAIC de Língua Portuguesa e realização de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores que atuam no ciclo de alfabetização de uma escola pública na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva. O estudo está ancorado nas contribuições de Paulo Freire, Magda Soares, Marli André, Maurice Tardif, Ana Maria Saul, Andréa Rapoport, Norberto Bobbio, José Carlos Libâneo, Francisco Imbernón, António Nóvoa, dentre outros, promovendo um diálogo entre teóricos e suas fundamentações com o campo empírico. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade do planejamento articulado entre os professores do ciclo de alfabetização, a fim de promover o diálogo horizontal (entre o mesmo ano) e vertical (entre os três anos), fortalecendo a ideia de ciclo enquanto processo gradativo, sem interrupções e cortes. Sinalizou também para a importância das organizações didáticas e pedagógicas da escola no decorrer do processo e da necessidade da reflexão para recriar e reinventar novas formas de aproximar a sala de aula com as demandas do mundo atual no que diz respeito à alfabetização.pt_BR
dc.description.abstractThe object of this study was focused on the comprehension of the processes that underpin the epistemological and pedagogical basis of the literacy cycle, based on PNAIC, which was instituted in 2012 with the aim of teaching literacy to all children up to the 8-year-old age. Through the principles of ethnographic case study, a qualitative approach was performed in this study, with the use of continuous observation, bibliographic and school document analysis, studies of PNAIC material of Portuguese Language and the execution of semi-structured interviews involving teachers who act on the literacy cycle of a Public School in the Education Municipal Network of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The data was studied through the principles of textual-discursive analysis. This study is relied on the contributions of Paulo Freire, Magda Soares, Marli André, Maurice Tardif, Ana Maria Saul, Andréa Rapoport, Norberto Bobbio, José Carlos Libâneo, Francisco Imbernón, António Nóvoa, among others, promoting a dialogue among theorists and their fundamentals with the empirical field. The research results show the necessity of articulated planning among the literacy-cycle teachers, in order to encourage the horizontal dialogue (within the same year) and vertical (within the three years), strengthening the cycle idea as a gradual process, without interruptions and cuts. The results also signalized to the importance of school educational and pedagogical organization during the process, as well as the need of reflection for recreating and reinventing new ways for bringing the classroom closer to the demands of the current reality concerning to the literacy cycle.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - PLANEJAMENTOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleUm olhar reflexivo sob a ação integrada dos professores alfabetizadores nos três anos do ciclo de alfabetização na perspectiva do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000484052-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,68 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.