Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Juremir Machado da
dc.contributor.authorAzubel, Larissa Lauffer Reinhardt
dc.date.accessioned2017-06-28T12:05:22Z-
dc.date.available2017-06-28T12:05:22Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10364-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca compreender a manifestação do imaginário pós-moderno na narrativa feérica seriada Once Upon a Time. Movida por esse intuito, percorre o trajeto em que tramas e personagens passam por metamorfoses, para entender como o espírito do tempo se apresenta na primeira temporada da série. As noções-chave que a guiam são as de imaginário (e suas tecnologias) e de pós-modernidade. Mas conta também com o aporte teórico sobre contos de fadas e séries televisivas. Por meio delas, da Sociologia Compreensiva como método e da Análise Fílmica Compreensiva da Narrativa Seriada como técnica de pesquisa, lança-se à cartografia de Once Upon a Time no âmbito da Sociologia da Comunicação. Com essa base, teórica e metodológica, interpreta o micromuseu imaginário vivo da série, o qual revela-se metáfora (senão, caricatura) da socialidade contemporânea. Além disso, no trajeto antropológico desta pesquisa propõe-se, entre outros avanços teóricos, noções próprias de imaginário, regime das imagens contemporâneas, pós-modernidade, comunicação e contos de fadas. Sugere-se, ademais, uma nova forma de analisar séries televisivas.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to comprehend the manifestation of the postmodern imaginary in the feeric serial narrative Once Upon a Time. Moved by this purpose, it goes through a path in which plots and characters suffer metamorphoses, to understand how the spirit of time shows itself up in the first season of this series. The key notions that guide it are of imaginary (and its technologies) and of postmodernity. But it also counts on the theoretical contribution of the fairy tales and of the television series. Through them, the Comprehensive Sociology, as method, and the Comprehensive Film Analysis of Serialized Narrative, as research technique, it launches into the cartography of Once Upon a Time in the field of Sociology Communication. With this theoretical and methodological basis, it deciphers the living imaginary micromuseum of this series, which reveals itself as a metaphor (if not, a caricature) of contemporary sociality. In addition, in the anthropological path of this research, it is proposed, among other theoretical advances, its own notions of imaginary, regime of contemporary images, postmodernity, communication and fairy tales. It is also suggested a new way of analyzing television series.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectIMAGINÁRIOpt_BR
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpt_BR
dc.subjectSÉRIES DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectSOCIOLOGIApt_BR
dc.titleUma série de contos e os contos em série: o imaginário pós-moderno em Once Upon a Timept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000484034-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo10,41 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.