Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10306
Tipo: masterThesis
Título: O trabalho de artistas de rua em Porto Alegre/RS
Autor(es): Salgado, Cássia Pilar
Orientador: Fernandes, Idilia
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: TRABALHO - ASPECTOS SOCIAIS
ARTE DE RUA
SERVIÇO SOCIAL
Resumo: A dissertação investiga como vem se constituindo o trabalho de artistas de rua em Porto Alegre/RS a fim de analisar o significado de arte e trabalho, bem como as condições de trabalho. O trabalho se fundamenta na Teoria Social Crítica de Marx em vista do cunho político aliado à práxis de transformação social, bem como por sustentar-se no método marxiano como mediação para analisar a realidade dinâmica da sociedade capitalista, pois compreende suas particularidades e contradições inerentes à dominação e a exploração do trabalho. No que concerne à metodologia, optou-se pelo uso da pesquisa qualitativa. Para tanto utilizou-se a técnica de análise empírica na qual aplicou-se entrevista semiestruturada com sete (7) artistas de rua, além de observação participante e diário de campo. A coleta de dados ocorreu em diferentes lugares (lócus) de Porto Alegre. Pretende-se, dentre as finalidades desta investigação, propiciar dados referentes ao trabalho de artistas de rua para o Serviço Social, Artes e áreas afins, outrossim dar visibilidade ao mundo do trabalho artístico de rua em Porto Alegre. Por fim, facilitar dados como possíveis complementos em discussões e mobilizações sociais de artistas de rua e comunidade em geral. Os dados da pesquisa serão socializados de forma tradicional e alternativa: banca de defesa, e-mail e/ou CD, minidocumentário independente, 3ª Festival de Artistas de Rua em Porto Alegre, produção de livro e organizações políticas que lutam pela democratização da arte, todos previstos para 2017. Torna-se importante destacar que os dados de identificação e os nomes coletados serão reservados em sigilo.
This dissertation investigates how the work of street performers is constituted in Porto Alegre/RS in order to analyze the meaning of art and work for them, as well as their work conditions and organized resistance. This work is grounded on the Critical Social Theory from Marx since it has its political content allied to the praxis of social transformation, as well as to base our work on the Marx's method as a mediation to analyze the dynamic reality of the capitalist society since it understands its particularities and contradictions due to the domination and exploration of work. In methodology, we opt by a qualitative research. We used an empirical analysis in which we made a semi-structured interview with seven (7) street performers in addition to observation and field diary. The data collection was made in different places (locus) of Porto Alegre. We intend, among the aims of this investigation, to provide data from the work of street performers to the Social Work, Art, and related areas. In order to show the world of the artistic work in Porto Alegre. We aim to use collected data as a complement for discussions and social mobilizations of street performances and general community. The research data will be available in 2017 on traditional and alternative way, such as dissertation defense, e-mail, CD-ROM, independent mini-documentary, 3th Festival of Street Performers in Porto Alegre, book writing, and political organizations that fight for the democratization of art. We highlight that the identification data and artists names collected are reserved in secrecy.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10306
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