Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10129
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKohlrausch, Regina
dc.contributor.authorSoares, Caroline Ferreira
dc.date.accessioned2017-05-20T12:05:42Z-
dc.date.available2017-05-20T12:05:42Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10129-
dc.description.abstractEste trabalho propõe um estudo da contística do escritor uruguaio Horacio Quiroga, visando observar a relação entre espaço e personagem. Seu objetivo está, para além da teoria, em perceber como os conceitos aos quais recorremos podem ser aproveitados no ensino de literatura hispano-americana na aula de língua espanhola para brasileiros. Para isso realiza-se um passeio pelas teorias do conto (POE, 1842; PROPP, 1984 [1928]; CORTÁZAR, 2011 [1974]; MOISÉS, 1983 [1983]; GOTLIB, 2006 [1990]; KIEFER, 2011), do espaço (SARMIENTO, 1996 [1845]; WILLIAMS, 1989 [1921]; BACHELARD, 1988 [1957]; LINS, 1976; DIMAS, 1994) e da personagem (CÂNDIDO, 1981; MOISÉS, 1983; REIS, 1999), com vistas a apresentar uma reflexão sobre o aproveitamento do conto hispano-americano no currículo do ensino médio no Brasil. A partir disso, fundamentados, principalmente, no método teórico-metodológico de Cosson (2006), apresentamos o passo a passo de uma sequência didática expandida de letramento literário, tomando como exemplo o conto “Los desterrados”, em sua versão original, em espanhol, acompanhada ainda de sugestões que oportunizam possíveis abordagens interdisciplinares.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to study the short stories of uruguayan author Horacio Quiroga, focusing on the observation of the relation between literary space and character. Beyond theory, its goal is to realize how the concepts we resort to can be reused in Spanish-American literature teaching in Spanish language classes for brazilians. In order to do so, we explore short story theories (POE, 1842; PROPP, 1984 [1969]; CORTÁZAR, 2011 [1974]; MOISÉS, 1983 [1983]; GOTLIB, 2006 [1990]; KIEFER, 2011), and space (SARMIENTO, 1996 [1845]; WILLIAMS, 1989 [1921]; BACHELARD, 1988 [1957]; LINS, 1976; DIMAS, 1994) and literary character theories (CÂNDIDO, 1981; MOISÉS, 1983; REIS, 1999), in the interest of presenting a reflection about the use of the Spanish-American short story in the brazilian High School curriculum. Primarily based on the methodological and theoretical method of Cosson (2006), a step by step of a literary expanded teaching sequence using as an example the short story “Los Desterrados” in its original version in spanish, along with suggestions which can make way for interdisciplinary approaches.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectQUIROGA, HORACIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectLITERATURA HISPANO-AMERICANA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICA ESPANHOLApt_BR
dc.subjectTEORIA LITERÁRIApt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.titleEspaços e personagens em Vozes da selva, de Horácio Quiroga: abrindo caminhos para a literatura hispano-americana nas aulas de LEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000483570-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,84 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.