Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10018
Tipo: masterThesis
Título: Redescobrir: a experiência em uma brinquedoteca com abordagem montessoriana e a formação de professores
Autor(es): Frufrek, Giselle
Orientador: Rozek, Marlene
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
BRINQUEDOTECAS
MONTESSORI, MÉTODOS DE
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender e identificar as contribuições de uma brinquedoteca com abordagem montessoriana para a formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais. Pretende-se que a compreensão advinda deste estudo contribua à ressignificação da formação lúdica docente, colaborando na reflexão sobre práticas educativas, através de ambientes lúdicos com abordagem montessoriana. Para tanto, a pesquisa visa, através da metodologia de Grupo Focal, analisar a contribuição desta experiência para a formação de professores que frequentam esta brinquedoteca com seus alunos, em atendimento ludo-pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados coletados através de Grupo Focal foram analisados pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). A análise de dados ressalta que os participantes apontam diferentes perspectivas quanto aos aspectos formativos da brinquedoteca, tais como: a busca do conhecimento contínuo, construção de sentido, exercício de autonomia, provocar a construção de ambientes preparados à criança, suscitar o estudo da ludicidade, da abordagem montessoriana e a transformação do processo educativo, através de um diálogo permanente, reafirmando o tempo-espaço do trabalho da criança – o brincar.
This research aims to understand and identify the contributions of a toy library considering the montessorian approach to the training of teachers of Kindergarten and Primary School. It is intended that the understanding derived from this study contributes of the re-signification of the teacher training, collaborating to the reflection on educational practices, through playful environments and the montessorian approach. To do so, the research aims, through the methodology of focus group, to analyze the contribution of this experience to the training of teachers who attend this toy library with their students, in ludo-pedagogic care. This is a qualitative research and the data collected through Focus Group were analyzed by Content Analysis (BARDIN, 2009). The data analysis emphasizes that the participants point out different perspectives regarding the formative aspects of the toy library, such as: the search for continuous knowledge, the construction of meaning and the exercise of autonomy; besides offering the construction of environments prepared to the child, the study of playfulness, of montessorian approach and the transformation of the educational process through a permanent dialogue, reaffirming the time-space of the child's work – to play.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10018
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000482860-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,11 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.