Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/6987
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dc.contributor.advisorRüdiger, Francisco Ricardopt_BR
dc.contributor.authorDornelles, Juliano Pazpt_BR
dc.date.accessioned2015-01-10T01:01:16Z-
dc.date.available2015-01-10T01:01:16Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/6987-
dc.description.abstractEsta dissertação é uma análise de conteúdo de vídeos de vloggers brasileiros de sucesso, selecionados aleatoriamente. Uma síntese do caso dos vlogs de Felipe Neto, Acid Girl, PC Siqueira e Silvio Matos. O estudo desenvolve-se a partir de uma metodologia híbrida fundamentada em referências bibliográficas dos pesquisadores relacionados e, principalmente, no próprio objeto de estudo. Analisamos elementos, comuns entre eles, presentes na narrativa. Dentre as considerações finais obtidas com a pesquisa, salientamos a presença de elementos comuns nos vlogs. Dentre eles, destacamos o humor vinculado à crônica social de caráter crítico, onde encontramos a presença da interpretação de personagens, assim como o uso exacerbado de palavrões e xingamentos com fins humorísticos. Salientamos, também, traços narrativos e autobiográficos presentes nos relatos do cotidiano de cada vlogger. A narrativa é marcada pela presença da subjetividade descrita por Paula Sibilia, no livro ‘O show do eu’, como o ‘Autor-Narrador-Protagonista’. Constatamos o relevante papel do vlogger como ator social, uma vez que os vídeos se tornam populares, comentados, curtidos e compartilhados. Enfim, a análise conclui que o conjunto dos elementos presentes nos quatro canais, é característica marcante do fenômeno.pt_BR
dc.description.abstractWe develop in this Master Dissertation a content analysis of four Brazilians wellsucceeded vloggers: Felipe Neto, Acid Girl, PC Siqueira and Silvio Matos. The social role of the so-called vloggers became evident among us during the last decade. Their videos become, in some cases, popular, being, in this case, shared and commented in everyday conversation in and outside the internet. We aim here to understand the character of the narratives and interventions of the mentioned vloggers, stressing the autobiographical marks they inscribe in this phenomenon. For this, we employ a hybrid methodology. Their YouTube videos are used as documental source, while the ideas of some researchers, as Paula Sibília, are invoked as theoretical references to conduct their examination. In sum, we stress the common features and formulas of their messages, specially the way their creators employ a sarcastic humor language to develop a critical commentary about our common circumstances.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.subjectYOUTUBEpt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.titleO fenômeno Vlog no Youtube: análise de conteúdo de Vloggers brasileiros de sucessopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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