Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/6657
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDornelles, Beatriz Corrêa Pirespt_BR
dc.contributor.authorGerson, Deborah Cattanipt_BR
dc.date.accessioned2014-06-25T02:02:11Z-
dc.date.available2014-06-25T02:02:11Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/6657-
dc.description.abstractEsta pesquisa ocupa-se da investigação sobre o que é a pseudonotícia e como ocorrem determinadas paródias de jornalismo no Brasil. Para tal, foram analisados os sites do The i-Piuaí Herald, Sensacionalista e Laranjas News. Através de uma revisão teórica, que se cunha no humor, no entretenimento e na filosofia de linguagem, esta dissertação se propõe a buscar uma determinação para o funcionamento deste novo, nem tão novo, nicho de comunicação. Bibliográfica, a investigação se apoia em multidisciplinariedade para tratar do assunto e desvelar o que ainda não foi trazido por outros pesquisadores. Para tal, conceitos de autores como Bakhtin (1992, 1993), Marcondes Filho (2004), Marcondes (2012), Young (2013), Vázquez (1999), Lipovetsky (1983, 2011) e Alberti (1999) foram empregados. Travou-se um debate em torno da notícia, o que é ela é e representa e como ela pode ser transformada em produto de humor. Os resultados da análise de conteúdo apontaram que o uso de ironia, erro proposital e analogia são frequentes nas pseudonotícias. Também pôde ser constatado que essa forma comunicacional tem um processo de produção muito similar ao processo jornalístico de newsmaking e, por isso, foi possível aplicar categorias de valores-notícia na investigação.pt_BR
dc.description.abstractThis work focuses on the investigation and definition of fake news as well as on how journalistic parody occurs in Brazil. So as to accomplish this objective, the sites The i-Piuaí Herald, Sensacionalista and Laranjas News were observed. Through a literature review, based on humor, entertainment and the philosophy of language, this dissertation concentrates on the understanding of the practice of this not so new communication niche. As a bibliographical work, this research relies on a multidisciplinary approach to address this issue as well as to unveil what has not yet been brought to light by other researchers. For this purpose, concepts by authors such as Bakhtin (1992, 1993), Marcondes Filho (2004), Marcondes (2012), Young (2013), Vázquez (1999), Lipovetsky (1983, 2011) and Alberti (1999) were applied. This work promotes a debate on what news is, what it represents and stands for and how it can be transformed in products of humor. Results of this contente analysis showed that the use of irony, deliberate error and analogy are common in the production of fake news. Furthermore, the production of this type of communication product is very similar to the journalistic process of newsmaking, supporting the application of the categories of news value and decision making in this academic research.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectIMPRENSA ALTERNATIVApt_BR
dc.subjectJORNALISMO HUMORÍSTICOpt_BR
dc.subjectNOTÍCIAS (JORNALISMO)pt_BR
dc.titleAfinal, o que é pseudonotícia?: um estudo sobre o The i-Piauí Herald, O Sensacionalista e o Laranjas Newspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000458795-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,96 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.