Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4311
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Maria Euniceen_US
dc.contributor.authorBarbará, Maria Lúcia de Azambujaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:03:18Z-
dc.date.available2013-08-07T19:03:18Z-
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4311-
dc.description.abstractA questão que permeia este trabalho é: “Por que uma obra tão mal recebida na época de sua publicação pode tornar-se um modelo de sucesso algumas dezenas de anos mais tarde?”. Para realizar tal estudo − cujo foco é a análise, a leitura e a recepção crítica de uma obra − optou-se pela teoria denominada estética da recepção. Para a realização do estudo da recepção e da análise de Memórias de um sargento de milícias, do trabalho teórico de Hans Robert Jauss, o introdutor da mencionada linha, aproveitou-se, principalmente, o que diz respeito à história da literatura, ao horizonte de expectativas e à distância estética. Os estudos de Wolfgang Iser, centrados na interação entre o texto e o leitor, fornecem os fundamentos para a análise das indeterminações e lacunas que permitiram a transformação da narrativa em objeto estético. Como já se disse anteriormente, a questão que norteia este estudo é a transformação do romance, antes “encalhado”, em uma das obras brasileiras com maior sucesso de público. Para atingir esse objetivo, o trabalho está dividido em cinco capítulos que dão conta da produção, da leitura e da recepção da obra. Desse modo, visa-se demonstrar os motivos pelos quais o romance obteve tímida receptividade ao longo do século XIX e foi tão prestigiado no século XX.pt_BR
dc.description.abstractThe question that pervades this work is: “why would a work so poorly received at the time of its publication may become a successful model some decades later?”. This study − which focuses on the analysis, reading and critical reception of a work − is based on the theory of the aesthetics of reception. Hans Robert Jauss ‘ theoretical work analyzes the reception of the book Memórias de um Sargento de Milícias through the history of literature, the horizon of expectations and aesthetic distance. The studies of Wolfgang Iser focuses on the interaction between the text and the reader, what provides the foundations for the analysis of indeterminations and gaps that allowed the transformation of the narrative into a aesthetic object. As it was said earlier, the objective that guides this study is to analyze the transformation of the novel, from “stranded” to one of the most successful Brazilian books. To achieve this objective, this work is divided into five chapters which focuses on the production, reading and reception of the work. Thus, the aim is to demonstrate the reasons why the novel that took shy responsiveness throughout the 19th century became so prestigious in the 20th century.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRA - SÉCULO XIX - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectALMEIDA, MANUEL ANTÔNIO DE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectMEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.titleMemórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida: do encalhe à reediçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date1996pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000136667-Texto+Completo+Parte+A-0.pdfTexto Completo Parte A18,78 MBAdobe PDFAbrir
Ver
000136667-Texto+Completo+Parte+B-1.pdfTexto Completo Parte B5,88 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.