Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4188
Tipo: masterThesis
Título: A representação do escritor em O resto é silêncio, de Erico Verissimo
Autor(es): Neves, Odone Antônio Silveira
Orientador: Moreira, Alice Therezinha Campos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: LITERATURA RIO-GRANDENSE
ROMANCES RIO-GRANDENSES
VERÍSSIMO, ERICO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CRÍTICA LITERÁRIA
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade analisar a representação do escritor na obra O resto é silêncio, de Erico Verissimo, detendo-se na questão da representação da autoria, na figura do protagonista do romance, o escritor Antônio Santiago, com apoio teórico na obra O demônio da teoria, nos capítulos O Mundo e O Autor, de Antoine Compagnon. Além de analisar o espaço representado e as características das personagens, discutem-se as funções do escritor tanto em relação à literatura quanto em relação à sua inserção como pessoa na sociedade: o humanismo de Tônio Santiago, suas convicções políticas e artísticas, na caracterização do ofício de escritor e a criação da obra literária. A Crítica Genética, por sua vez, contribuiu para o acompanhamento dos primeiros movimentos do processo criador de uma nova obra do escritor Tônio Santiago, a narrativa do suicídio da jovem Joana Karewska, presenciado pelo protagonista, fato que foi o núcleo gerador da trama de O resto é silêncio.
Cette recherche a pour but d’analyser la représentation d’écrivain dans l’oeuvre, O resto é silêncio, de Erico Verissimo, en s’attachent à la question de la représentation de l´ecrivain entant qu’auteur dans le rôle du protagoniste du roman l’écrivain Antônio Santiago, avec l’appui théorique de l’oeuvre Le démon de la teorie dans les chapitres Le monde et L’auteur, de Antoine Compgnon. En plus, d ‘analiser l’espace representé et les caracteristiques des personnages, on débate les fonctions de l’écrivain. Sont discutés aussu bien en rapport à la littérature qu’à son insertion comme être humain dans la societé : l’humanisme de Tônio Santiago, ses convictions politiques et artistiques dans la caracterisation du metier d’écrivain et dans la création de l’oeuvre littéraire. La Critique Genétique par contre a contribué à l’accompagment du proccessus createur d’une nouvelle oeuvre de l’écrivain Antônio Santiago, la narrative du suicide de Joana Karewska em présence du protagoniste ce qui a eté le déclencheur générateur de la trame de roman. fre
URI: http://hdl.handle.net/10923/4188
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000407789-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo810,65 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.