Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3093
Tipo: masterThesis
Título: Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
Autor(es): Turik, Claudia
Orientador: Viali, Lorí
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: EDUCAÇÃO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
MATEMÁTICA
Resumen: Pesquisas têm indicado que alunos demonstram: 1) dificuldade de aprendizado dos conceitos estatísticos e 2) baixa motivação em utilizar ferramentas estatísticas em situações presentes e futuras. Estudos realizados no campo educacional dizem que um estudante com atitudes positivas sobre determinada matéria apresenta maior probabilidade de sucesso na aprendizagem dos conteúdos desta. O presente trabalho avaliou as atitudes em relação à estatística de 360 alunos de uma universidade particular, que responderam a Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). As respostas foram analisadas por meio da Teoria Clássica dos Testes e pela Teoria da Resposta ao Item. Os resultados da classificação das atitudes, em positivas ou negativas, encontradas por escores brutos e por escores latentes, foram fortemente concordantes (Kappa = 0,87). A escala apresentou boa consistência interna nas duas análises, com Alfa de Cronbach de 0,95 e com parâmetro de discriminação dos itens (ai) variando de moderado a alto. Os alunos apresentaram atitudes mais desfavoráveis do que favoráveis.Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida pelos mesmos durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, auto-percepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da Estatística no contexto do curso de cada estudante.
Research has shown that students demonstrate: 1) difficulties in learning statistical concepts, and 2) low motivation to use statistical tools in present and future situations. Studies in the Education field point out that a student with positive attitudes on a subject is more likely to succeed in learning the contents. The present study assessed attitudes of 360 students toward Statistics at a private university. The students answered to the Scale of Attitudes towards Statistics. Answers were analyzed using the Classical Test Theory and the Item Response Theory. The results for the Scale of Attitudes – for positive or negative attitude – demonstrate that both raw and latent scores are strongly concordant (Kappa = 0. 87). The Scale of Attitudes presented a good internal consistency in both analysis: Cronbach's Alpha = 0. 95 and discrimination parameter of the items (ai) of moderate to high. The students had more unfavorable than favorable attitudes. .The parameters of difficulty of the items (bi) showed that the proposition of easy agreement on the part of students was on the tension felt during statistical classes. The variables that showed influence the level of attitudes were: area of study, self-perception of performance in the discipline and the applicability of statistics. These results suggest that strategies should be taken to develop an enjoyable and exciting teaching and learning environment, and that the applications of Statistics must be highlighted in the context of the course of each student.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3093
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000422633-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo857,16 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.