Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3000
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViali, Loríen_US
dc.contributor.authorCavasotto, Marceloen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:54Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:54Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3000-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa que utilizou a técnica de análise de erros para a compreensão das dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial. Embora reconheça a influência de outros fatores, a preocupação do pesquisador nessa investigação esteve centrada nos conhecimentos matemáticos relativos ao Cálculo. O ponto de partida foi análise das avaliações realizadas durante o semestre. Além disso, também foi analisado um material que os alunos poderiam confeccionar para consultar durante as provas e aplicado um questionário junto aos envolvidos com a disciplina (alunos, professores e monitores). Essa pesquisa permitiu concluir que o maior obstáculo enfrentado pelos educandos nessa disciplina não está nos conteúdos específicos do Cálculo, mas sim nos conhecimentos da Matemática básica, estudados nos níveis Fundamental e Médio.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present a study that used the technique of error analysis for understanding the difficulties presented by the students in the discipline of Differential Calculus. While acknowledging the influence of other factors, the concern of the researcher in this work was focused on mathematical knowledge for the Calculus. The starting point was the analysis of the assessments made during the term. lt also was analyzed material that students could consult during the examinations and applied a questionnaire to those involved with the discipline (students, teachers and mentors). This research concluded that the greatest obstacle faced by students in this discipline is not the specific content of the calculus, but the basic knowledge of mathematics, studied in elementary and high levels.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectCÁLCULOpt_BR
dc.subjectANÁLISE DE ERROS (MATEMÁTICA)pt_BR
dc.subjectENSINOpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESpt_BR
dc.titleDificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros cometidos pelos alunos podem informarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000427515-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo6,75 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.