Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2981
Tipo: masterThesis
Título: A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica
Autor(es): Cunha, Deise Rôos
Orientador: Harres, João Batista Siqueira
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
PEDAGOGIA
Resumen: Nesta dissertação investigamos como o curso de Pedagogia desenvolve a formação matemática dos futuros professores dos anos iniciais da escolarização, considerando que são estes profissionais os responsáveis pelo processo de ensino formal desta disciplina no início da escolarização. Para isso, realizamos um estudo de caso qualitativo, tomando como campo empírico da pesquisa o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública de Ensino localizada no interior do Estado de Mato Grosso. Pautamos nossa coleta de dados em: pesquisas documentais, observações em aulas das disciplinas de Matemática do referido Curso, observações em aulas ministradas por professores egressos nos anos iniciais e entrevistas com professores, alunos e professores egressos deste Curso. A formação matemática neste curso, é realizada mediante o desenvolvimento de duas disciplinas: Matemática Básica e Matemática para o Início da Escolarização, as quais são desenvolvidas de forma isoladas. A forma como a Matemática é incorporada ao currículo do curso de Pedagogia leva-nos a compreensão de que ela é vista apenas como um “suplemento” na formação do pedagogo: um “elemento de forma” que deve ser cumprido. Os resultados dessa formação refletem na prática docente dos professores egressos deste Curso no ensino da Matemática. Consequentemente foi constatada a presença de compreensões equivocadas referentes aos conceitos matemáticos e a falta de conhecimentos metodológicos para trabalhar estes conteúdos, caracterizando uma deficiência na formação matemática deste Curso.Tudo isso parece constituir um “ciclo vicioso” no qual os ingressantes no curso não têm “apreço” e nem uma compreensão razoável da Matemática, levando a uma prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental não atraente e pouco significativa, reforçando nos alunos a aversão e as dificuldades com a Matemática.
In this dissertation we investigate how the Pedagogy Course develops the mathematics education of future teachers of the early years of schooling, considering that these professionals are responsible for the process of formal teaching of this subject in early schooling. That is why, we conducted a qualitative case study, considering as an empirical research field the Pedagogy Course of state Institution of higher education located in the state of Mato Grosso, Brasil. We based our data collection in documentary research, classroom observation in the subject of mathematics teaching, observation in classes taught by teachers graduated in early years and interviews with teachers, students and teachers of the course investigated. The Mathematics training is achieved through the development of two subjects: Basic Mathematics and Mathematics for beginning of schooling in which they are developed in isolation. The way that Mathematics is integrated into the curriculum design of the Faculty of Pedagogy leads us to understanding that it is presented only as a “supplement” in teacher training: a “form component” that must be fulfilled. The consequences of this type of formation has implications in the way of teaching mathematics graduates of this course. The results of this teacher education reflect in the practice of teachers graduating from this Course in mathematics. Consequently, we noticed the present of flawed understanding relating to mathematical concepts and the lack of methodological knowledge to work this content, featuring a deficiency in mathematics education in this course.All this seems to be a “vicious circle” in which the freshmen in the course does not have “estimation” and neither a reasonable comprehension of Mathematics, leading to a pedagogical practice in the early years of Elementary School is not attractive and little meaningful, reinforcing students’ aversion and difficulties with Mathematics.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2981
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000427170-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,19 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.