Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2951
Tipo: masterThesis
Título: A prática da pesquisa nas aulas de matemática: vivências de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
Autor(es): Boesing, Carla
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: EDUCAÇÃO CONTINUADA
APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
Resumen: Esta dissertação relata a pesquisa realizada com um grupo de estudos (GE) constituído por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino de um município de interior do Rio Grande do Sul. O trabalho tem base na pesquisa-ação realizada com o GE, abordando, principalmente, o educar pela pesquisa em aulas de Matemática. O estudo partiu de um questionário inicial em que as professoras relataram experiências de sala de aula, por meio do qual foi possível identificar a predominância da metodologia tradicional nas aulas das professoras. Foi proposto, então, um estudo teórico sobre o educar pela pesquisa nos primeiros encontros do GE com objetivo de promover o confronto entre os saberes das participantes. Após esse estudo, foi realizada uma pesquisa na sala de aula com os alunos de cada uma das professoras sobre o tema “água”, a partir da seguinte pergunta: “Quanto eu consumo de água por dia?”. Foram colocadas em ação pelos sujeitos da pesquisa junto com seus alunos as etapas de dúvida/questionamento, construção de argumentos e comunicação. As professoras compreenderam a pesquisa como uma prática eficaz para o desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica, percebidas tanto nos alunos quanto nas próprias professoras. O GE possibilitou rever conceitos pré-definidos dos sujeitos, o que conduziu a avanços em relação à própria profissionalização docente. As professoras passaram a valorizar o aluno como ser crítico e capaz de fomentar ações que visem o seu pleno desenvolvimento e os alunos passaram a participar ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi possível também constatar que o professor, que atua como mediador desse processo, consegue perceber-se crítico de sua própria prática, o que contribui para qualificar as ações futuras.A formação continuada, por meio do GE, confirma ser um importante espaço para compartilhar e realizar estudos, debates e reflexões, permitindo que o professor se desenvolva pessoal e profissionalmente.
This dissertation reports the research conducted with a group of studies (GE) of teachers of elementary school of a city in the Rio Grande do Sul State. The work is based in action research conducted with the GE, approaching mainly the educating by research in the classroom of Mathematics. The study started with a questionnaire in which teachers reported experiences of the classroom, showing the predominance of traditional teaching. In the first meetings, it was proposed, then, a theoretical study on the research in the classroom, with goal of promoting confrontation between the knowledge of participants. After this study, a survey was conducted in the classroom with students from each of the teachers on the theme "water", based in the question: "How much water I consume per day?". It was put in action by the subjects of the research, and the students the questioning, the construction of argument, and the communication. The results show that the teachers understood the research as an effective practice for the development of autonomy and critical reflection. The GE allowed to review concepts of the teachers, leading to advances in their own teacher professionalization. The teachers came to value the student as critical and being able to promote actions to achieve their full development and the students began to participate actively in the process of teaching and learning. The teacher as mediator of this learning process, comprehends his own practice, which helps to describe future actions. The training continued through the GE, confirmed to be an important instance to share studies, discussions and reflections, allowing to the teacher develop personally and professionally.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2951
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000417392-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo660,66 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.