Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEngers, Maria Emilia Amaralen_US
dc.contributor.authorLima, Roberto de Sousaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:59Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:59Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2883-
dc.description.abstractO presente estudo teve como intenção conhecer como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas particulares percebem a sua formação continuada e sua articulação com a prática docente e os objetivos foram investigar como ocorre a formação continuada dos professores das séries iniciais e sua articulação com a prática docente; detectar pontos fracos que vêm dificultando a formação continuada dos professores das séries iniciais; os pontos fortes que auxiliam a caminhada dos alunos; contribuir com os resultados desta pesquisa, para uma reflexão sobre a formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas particulares. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso e os dados foram coletados junto aos professores, gestores, pais e alunos de duas escolas confessionais privadas de orientação marista, na cidade de Porto Alegre e, depois estudados por meio de análise de conteúdo (ENGERS, 1987). Os resultados que emergiram do estudo foram agrupados em categorias que depois foram interligadas em dois grupos: Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional e Incentivo Escolar e Relações Interpessoais e Espiritualidade, Motivação e Aprendizagem.Tais resultados revelaram que: estas escolas têm incentivado os professores para que efetivem a sua educação continuada, mas não provêem financiamento em caso de cursos de pós-graduação, porém auxiliam para que os docentes participem de congressos, encontros, bem como organizam eventos educacionais para seus professores. Há portanto uma preocupação por parte dos gestores para que seus professores se engajem em educação continuada, e dizem que os professores com maior qualificação atendem melhor aos alunos e são mais flexíveis para absorverem as reformulações, inovações propostas pela escola. Os professores assim se expressam que a formação inicial, a formação continuada e a reflexiva precisam estar inseridas em projetos pedagógicos das escolas e Instituições de Ensino Superior, pois impulsionam o desenvolvimento do profissional do magistério. E em relação a sua vida interior, o educador que é fidedigno na vida espiritual, mantém excelentes relações interpessoais com seus colegas professores, refletindo nas relações com os próprios alunos. As relações interpessoais, o sentido que damos à vida, é a maior motivação intrínseca do ser humano que se efetiva, pelo afeto na aprendizagem dos alunos e dos mestres educadores.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to know how Elementary school teachers in the First Grades of Private Education feel about their continuous training and its connection with the teaching profession; the objectives were to investigate how the continuous training of teachers in the first grades was performed and its connection with the teaching profession; to detect the weak points that make the continuous training of first grades teachers difficult and the strong points that help the students progress; and with the results of this research, to contribute to a reflection about continuous training of teachers in the Initial Years of Elementary Education in private schools. The investigation was characterized by a case study and the data were collected from teachers, principals, parents and students in two confessional private schools with a Marist orientation, in the city of Porto Alegre, and were studied through an analysis of contents thereafter (ENGERS, 1987). The results that came up were gathered into categories and then two interlinked groups: Continuous Training, Professional Development, School Incentive and Interpersonal Relations, Spirituality, Motivation and Learning Process.The results showed that these schools had been encouraging teachers to have continuous training, but they do not provide financial assistance in case of postgraduate courses; however, they assist their teachers in participating in congresses, meetings, and they also organize educational events for their teachers. Thus, it concerns the principals that their teachers have continuous training. They say that the better the teachers are qualified, the better they assist the students and the more flexible they are to accept re-formulations and innovations introduced by the school. So teachers express that initial education, but also continuous and reflexive training, should be inserted in the pedagogic projects of Schools and Institution of Higher Education, because they propel the development of professionals in the Magistery. As to his inner life, the educator who is trustworthy in spiritual life has excellent interpersonal relations with his colleagues, the teachers, and this reflects into the students´ interpersonal relations; the sense we give to our life is the best motivation intrisic to the human being that becomes effective through the affection for the students´ and the educators´ learning.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpt_BR
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.titleFormação continuada e a prática docente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegrept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000346812-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo254,71 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.