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dc.contributor.advisorTonin, Juliana
dc.contributor.authorRodrigues, Paola Marie Vitaca
dc.date.accessioned2021-05-25T12:08:00Z-
dc.date.available2021-05-25T12:08:00Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/17176-
dc.description.abstractO YouTube é a plataforma que mais cresce no mundo, os canais são segmentados e narrados por intermédio de youtubers. A transmissão das narrativas de viagem no formato de vídeos aproxima o público do desejo da experiência turística criando uma relação de sedução e magia, por meio dos imaginários que produzem as diversas representações. Vive-se na época que a indústria cultural introduz novas tendências mercadológicas e sociais, igualmente, a virtualidade se tornou o meio de comunicação influente atuando através das tecnologias dos imaginários que incitam e provocam a produção de sentido e as trocas simbólicas. Pode-se dizer que os dispositivos constroem e motivam o espetáculo, o qual se intensifica a cada dia e transmuta a realidade em transição simbólica, fetichista e ilusória. Assim, a partir das noções de Gilbert Durand sobre o trajeto antropológico e Fábio La Rocca acerca do imaginário das cidades pretende-se enfatizar o objetivo geral da pesquisa: compreender como as experiências turísticas são transmitidas no YouTube através das narrativas de viagem, de modo a influenciar a dinamização dos imaginários das cidades.Com este propósito optou-se como metodologia a técnica da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, seguindo as três etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados baseados na inferência e interpretação. Como corpus desse estudo foram analisados os canais de turismo com maiores quantidades de inscritos: Danielle Noce, Estevam pelo mundo, Chata de Galocha e Tata Estaniecki, posteriormente foram selecionados dois vídeos de cada canal, transcritos e analisados. As considerações para esta dissertação foram surpreendentes, durante a investigação percebeu-se que o envolvimento não parte das narrativas de viagem como produtos da experiência turística e do encantamento relatado, mas da atuação do narrador que se articula através da sua personalidade e das estratégias comunicacionais como influenciador, potencializador e dinamizador de imaginários.pt_BR
dc.description.abstractYoutube is the most growing platform in the world, channels are narrated and segmented by users called youtubers. The narratives that are told through vídeos about travels, make people Desire for the same tourist experience. And then, generating a relationship of seduction and magic feelings while they are watching them. Now a days, the culture industry are introducing the New marketing and social trends. As the same, the virtual world has became the most influencial way os communication through the thecnology, where It is possible to tease the production senses and symbols Exchange. Can be said that the devices build and motivate the show, which intensifies every day and transmutes the reality in symbolic, fetish and illusory transition.Based on the notions of Gilbert Durand about anthropological path and Fábio La Rocca about the imaginary of cities, it is intended to emphasize the general objective of the search: to understand how tourist experiences are transmitted on YouTube through travel narratives, influencing the dynamism of city imagery. With this purpose, Laurence Bardin's Content Analysis technique was chosen as a methodology, following the three stages of pre-analysis, material exploration and treatment of results based on inference and interpretation. As part of this study, were analyzed the tourism channels with the largest number of subscribers: Danielle Noce, Estevam pelo mundo, Chata de Galocha and Tata Estaniecki. Later two videos from the channel were selected, transcribed and analyzed. The considerations for this dissertation were surprising, because during the investigation it was noticed that the involvement doesn’t start from the travel narratives as products of the tourist experience and the reported enchantment, but from the narrator performance, who uses his personality, the communication strategies as an influencer, potentializer and imagery dynamizer.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectYOUTUBEpt_BR
dc.subjectVIAGENSpt_BR
dc.subjectRELATOS DE VIAGENSpt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleAs narrativas de viagem nos canais do Youtube: o olhar da comunicação na transmissão das experiências turísticas para a dinamização dos imaginários das cidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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