Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16698
Tipo: masterThesis
Título: Práticas pedagógicas de professores de ciências e matemática no atendimento de alunos com deficiência intelectual em escolas estaduais no interior do Rio Grande do Sul
Autor(es): Froehlich, Juliana Lopes
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PRÁTICA DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumen: A presente pesquisa teve por objetivo compreender as práticas pedagógicas de professores de ciências e matemática no atendimento de alunos com deficiência intelectual em escolas estaduais de ensino médio, no interior do Rio Grande do Sul. Para a constituição do corpus utilizamos os dados provenientes de um questionário e uma entrevista semiestruturada, em que participaram todas as escolas estaduais de ensino médio de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa foram, em média, três professores de cada escola, da área de ciências da natureza e matemática. A escolha pelo tema ocorreu em razão das dificuldades e complexidades em torno da promoção de ensino aos alunos com deficiência intelectual (DI). Esta pesquisa qualitativa naturalística foi realizada em ambiente escolar, bem como os resultados advieram da aplicação do método Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2014). Das respostas dos professores emergiram categorias que foram analisadas durante a pesquisa.O trabalho teve como principal aporte teórico um dos primeiros pensadores a pesquisar sobre deficiências e a educação inclusiva, Lev Vygotsky (1896 a 1934). Como resultado, identificamos nas respostas dos participantes que diversas dificuldades são enfrentadas pelos professores em relação às situações de ensino e aprendizagem de alunos com DI, as quais perpassam falta de apoio especializado, falta de professor auxiliar no atendimento de alunos com DI, falta de estrutura de pessoal, financeira e falta de investimentos em formação continuada dos professores para o atendimento dos alunos com DI. Embora todas essas dificuldades influenciem na prática de ensino dos professores, estes buscam diversas estratégias para promover o ensino e a aprendizagem dos alunos com DI. Estratégias de identificação dos interesses dos alunos, criação de ambientes afetivos, como também trabalhar com materiais concretos, realizar experimentos, incentivar a pesquisa no ambiente escolar, trabalhar em grupos e envolver o aluno com DI em todas as atividades escolares, desenvolvendo sua autonomia e promovendo a verdadeira inclusão.
This research aimed to understand the pedagogical practices of science and math teachers in the care of students with intellectual disabilities in state high schools in the interior of Rio Grande do Sul. For the constitution of the research corpus, we elaborated a questionnaire and a semi-structured interview, in which all the state high schools of a city in the interior of Rio Grande do Sul participated. The research participants were, on average, three teachers from each school of the field of nature science and mathematics. The choice for the theme was due to the difficulties and complexities surrounding the promotion of teaching to students with intellectual disabilities (ID).This qualitative naturalistic research was conducted in a school environment, and the analyzes were obtained through the Discursive Textual Analysis method (MORAES; GALIAZZI, 2014).From the teachers' answers emerged categories that were analyzed during the research. The work had as theoretical support one of the first thinkers to research on disabilities and inclusive education, Lev Vygotsky (1896-1934).As a result, we identified in the participants' answers that several difficulties teachers face in relation to the teaching and learning situations of students with ID, which are due to the lack of specialized support, the lack of auxiliary teacher in the care of students with ID, lack of personal, financial structure and lack of investments in continuing education of teachers in the care of students with ID. Although all these difficulties influence teachers' teaching practice, they seek various strategies to promote the teaching and learning of students with ID. Strategies for identifying students' interests, creating affective environments, as well as working with concrete materials, conducting experiments, encouraging research in the school environment, working in groups and involving the student with ID in all school activities, developing their autonomy and promoting the true inclusion.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16698
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000498318-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,18 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.